NOTÍCIAS

Cultura | 24.09.14 - 10h09

Recife inaugura nova estratégia de divulgação na ABAV

A mais importante feira de turismo da América Latina será palco para a estreia da nova marca do destino e dos materiais de divulgação

O Recife vai estrear na 42ª edição da ABAV, maior feira de turismo das Américas, a nova estratégia de divulgação do destino, que recebeu em 2013 quase três milhões de visitantes. REC pra Sempre será a marca oficial da capital pernambucana de agora em diante. O lançamento será feito no estande do Ministério do Turismo, na quinta-feira (dia 25), a partir das 17h, com a presença do ministro, Vinícius Lages.

Na ocasião, serão lançadas a nova folheteria e vídeo institucional de promoção do Recife para representantes da mídia e dos trades nacional e internacional. Uma obra do célebre ceramista Francisco Brennand será sorteada entre os participantes.

A estratégia de destacar as três primeiras letras do nome da cidade tem como intenção remeter ao verbo gravar, em inglês, e ainda à palavra recordação. As letras compõem também a sigla da Infraero para o Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre.

A marca estará presente em todo o material de divulgação do destino que será distribuído na ABAV. Entre as novas peças estão: cartões-postais com paisagens típicas da cidade; folder com imagens e informações sobre atrativos e principais características do destino; mapa turístico; e o manual do operador, publicação detalhada sobre o destino, só para profissionais do trade.

Todo o material foi produzido em seis idiomas: português, francês, italiano, alemão, espanhol e inglês. Com exceção do manual do operador, traduzido apenas para espanhol e inglês. Serão distribuídos ainda na feira pen drives com informações sobre o destino, blocos e canetas.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, estará presente na feira num estande compartilhado com as administrações municipais de Porto de Galinhas e Fernando de Noronha e com o Governo do Estado, representado pela Empresa Pernambucana de Turismo.

Com 200 metros quadrados, o estande homenageará Ariano Suassuna, com várias referências à estética Armorial e uma reprodução da sala da casa do célebre escritor e dramaturgo, com direito a cadeira de balanço e tudo. Durante todo o evento, serão ainda exibidos documentários sobre Ariano, que morreu no último dia 23 de julho.

Cada destino assumiu parte dos custos referentes à participação na feira. À Secretaria de Turismo e Lazer couberam os R$ 78 mil referentes à montagem do estande. "Participar da ABAV é fundamental e imprescindível para desenvolver a imagem de qualquer destino que se pretenda importante no mapa do turismo latino", afirma o secretário de turismo do Recife, Luis Eduardo Antunes.

Segundo ele, a feira ganha ainda mais importância por ser sediada em São Paulo, um dos maiores destinos emissores do Brasil. A expectativa de retorno, assegura Luis Eduardo, é a melhor possível. "Pretendemos aumentar todos os indicativos de fluxo de turistas na cidade."