NOTÍCIAS

Cultura | 24.09.15 - 11h04

Pernambuco Experimental é lançado no Mamam

img_alt

Livro traz a produção artística/cultural produzida no Estado entre os anos de 1920 e 1980.

 

Uma obra para imortalizar o lado experimental da cultura pernambucana. Esta é a proposta do livro Pernambuco Experimental que será lançado nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, na Boa Vista. De autoria de Clarissa Diniz e com trabalho gráfico de Raul Luna, a obra faz o registro da produção ocorrida no estado entre os anos de 1920 e 1980 e que foi mostrada na exposição de mesmo nome e que ficou em cartaz no Museu de Arte do Rio – MAR em 2013, e terá distribuição gratuita. O Mamam é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Pernambuco Experimental é um livro bilíngüe (português / inglês), lançado com o apoio do Funcultura. Fartamente ilustrado e com ensaios inéditos dos curadores da exposição, Paulo Herkenhoff e Clarissa Diniz, e de críticos convidados como Zanna Gilbert e Adolfo Montejo Navas, Jomar Muniz de Brito e Zé Claudio, o livro se constitui num fundamental documento acerca da história da arte de Pernambuco. O projeto gráfico do pernambucano Raul Luna também evidencia o caráter experimental das artes gráficas do estado, que se estende à contemporaneidade por meio de um design arrojado e de notável consciência espacial.

O foco no período entre 1920 e 1980 tem explicação. Foi durante essas décadas que novos meios foram experimentados (impressões, vídeo, fotografia, intervenção) e o corpo surgiu como protagonista, levando a criticidade da arte a consequências políticas significativas por meio da experimentação. A exposição, que ocupou 600m2 do MAR, apresentou trabalhos e documentos desse período, reunindo diversas obras (pinturas, desenhos, fotografias, vídeos, performances), uma programação de filmes, um ciclo de debates e um livro.

Além do Mamam, o livro Pernambuco Experimental também será lançado às 15h, no Hall do Centro de Artes e comunicação – CAC, da UFPE, na Cidade Universitária, Recife, com a presença dos autores.

Serviço:
Lançamento do livro Pernambuco Experimental
Quando: sexta-feira, 25 de setembro
Onde:
15h - Universidade Federal de Pernambuco ­ UFPE
Hall do Centro de Artes e Comunicação ­ CAC, Av. Prof. Moraes,1235 ­ Cidade Universitária

19h - Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães ­ MAMAM
R. da Aurora, 265 ­ Boa Vista

Obs: Na ocasião, os livros serão distribuídos gratuitamente