NOTÍCIAS

Mulher | 24.09.15 - 10h42

Prefeitura do Recife realizou V Encontro de Mulheres com Deficiência nesta quarta-feira (23)

A reunião debateu as barreiras atitudinais que dificultam o dia a dia e a inclusão do segmento

Preconceitos, desafios e a importância da inclusão foram alguns assuntos debatidos, nesta quarta-feira (23), no V Encontro de Mulheres com Deficiência do Recife, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro. Com o tema Barreiras Atitudinais: desafios à inclusão, o encontro trouxe diversos relatos de mulheres com deficiência sobre os processos de inclusão social e as políticas públicas destinadas ao segmento como o Recife Conte Comigo. Além disto, as participantes puderam assistir a apresentação do grupo teatral do Centro Pró-Integração, Cidadania e Arte ( Integrarte), com a esquete Quatro Variações sobre o mesmo Tema.

Na mesa de abertura estiveram presentes a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim, a representante da Secretaria de Saúde do Recife, Maria do Rosário Dias e a representante da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Beatriz Vidal.

Em sua fala, Elizabete reforçou o compromisso da gestão com as pessoas com deficiência e a importância da construção de uma sociedade mais inclusiva. "Precisamos garantir os direitos das mulheres com deficiência, uma vez que elas sofrem mais violências e preconceitos. Isso é, inclusive, resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) e espaços como estes são muito importantes para transformarmos essas discussões em políticas públicas de inclusão", comentou.

A mestra em educação que trata questões pedagógicas escolares com foco na inclusão de pessoas com deficiência, Lívia Couto, foi convidada para debater o tema principal do encontro. Em sua fala, a professora comentou sobre as diversas barreiras atitudinais, ou seja, os entraves ( falas, comportamentos, posturas ) que são gerados pelas pessoas e que dificultam a total aceitação dos que tem deficiências. Lívia também comentou sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sancionada em julho deste ano, que garante diversos direitos ao segmento.

A turismóloga e consultora do programa Turismo Acessível, Mosana Cavalcanti, relatou as experiências do projeto Praia sem Barreiras, implantado na praia de Boa Viagem em março de 2013. O Praia possibilita que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar com uma cadeira projetada para o grupo. A ex-atleta paraolímpica, Suely Guimarães, contou sua trajetória nos esportes e a importância de um estrutura acessível para garantir as oportunidades.

O evento finalizou com a gestora de inovação da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Mônica Barradas, e a gestora da unidade de apoio a promoção da Cidade Segura para as Mulheres da Secretaria da Mulher do Recife, Arenilda Duque. Mônica explicou o funcionamento do Recife Conte Comigo, um cadastro voltado para pessoas com deficiência que visa balizar as políticas públicas. A gestora ainda comentou sobre a Sala do Empreendedor, do bairro de Casa Amarela e da sede da Prefeitura do Recife, que possibilita linhas de crédito de acessibilidade e orientações profissionais voltadas para o mundo do trabalho.

Arenilda trouxe uma reflexão sobre a violência contra a mulher com deficiência e o quanto ainda o tema é pouco discutido. "As mulheres com deficiência sofrem bastante violências e não encontram suporte nas Delegacias, por exemplo. Elas são duplamente descriminadas. Esse encontro é uma reivindicação do segmento e é muito importante para colocarmos em pauta isso e adaptarmos os serviços para essa demanda", finalizou.