Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.09.21 - 13h09

Moradores do Barro e Beberibe serão beneficiados com mutirão de arboviroses da Prefeitura do Recife, neste fim de semana

img_alt

gentes de saúde ambiental da Secretaria de Saúde vão inspecionar cerca de dois mil imóveis para criadouros do mosquito Aedes aegypti no sábado (25) e domingo (26). (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Os moradores do Barro, na Zona Oeste do Recife, e Beberibe, na Zona Norte, serão beneficiados com o mutirão de arboviroses, nestes sábado (25) e domingo (26), das 8h às 13h. Cerca de 34 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife vão inspecionar, ao todo, dois mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos, nestes bairros.

Nos dois dias, os profissionais de Vigilância Ambiental farão 500 visitas em cada bairro e, durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

Nas abordagens, os asaces também farão um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

Os asaces ainda visitarão 29 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.