Secretaria de Administração do Recife

NOTÍCIAS

Administração | 24.09.25 - 17h58

Secretaria de Administração lança programa de formação para Gestores Governamentais

Rede GGov foi lançado oficialmente nesta terça-feira (23), com o objetivo de valorizar e criar lideranças estratégicas do quadro de Gestores Governamentais da Prefeitura do Recife

A Secretaria de Administração do Recife iniciou um passo importante no plano estratégico de valorização e desenvolvimento dos servidores municipais. Foi lançado, nesta terça-feira (23), o Rede GGov, programa que vai realizar trilhas de desenvolvimento para o quadro de Gestores Governamentais do Recife. A ideia, em parceria com a Motriz, é ampliar as possibilidades de atuação desses servidores a partir de uma qualificação que tem o objetivo de criar novas lideranças estratégicas para a gestão. A Prefeitura possui atualmente 117 cargos de Gestor Governamental, distribuídos em nove secretarias.

Maíra Fischer, secretária de Administração do Recife, comandou a mesa da cerimônia de lançamento do programa, que contou com a presença dos secretários de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira; da Controladoria Geral do Município, Severino José; da Educação, Cecília Cruz, além do presidente da Associação de Gestores Governamentais da Prefeitura, André Santos.

“A gente vinha pensando há tempos em como dar um impulso em um cargo estratégico como o de Gestor Governamental para que, além dos talentos individuais que a gente já possui, que é o dos que já estão em cargos de liderança, a gente conseguisse fortalecer a base, construir a força coletiva da carreira e colaborar com a formação de rede, que é um ponto de extrema importância para que mais servidores deste grupo possam ser utilizados na transformação da realidade da população, independentemente em que área estejam atuando”, ressaltou Maíra Fischer durante a sua fala. “Por isso, buscamos junto com a Motriz um treinamento voltado para o Gestor do Recife, com os melhores instrutores, focados na nossa realidade. Um curso de prateleira, com modelo pronto, não atenderia a nossa necessidade”, complementou.

O secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, ressaltou a decisão da gestão pela formação e a oportunidade para a categoria. “Os gestores governamentais do Recife são de uma carreira jovem, mas que a gente já vê em posições de destaque. Então é um servidor que tem qualificações para contribuir muito com o trabalho. Tenho certeza que essa oportunidade nos dará muitos líderes lá na frente, que terão a chance e a responsabilidade de fazer política pública, ser parte da memória da Prefeitura e continuar sendo estratégicos para as pessoas em qualquer gestão”, reforçou.

O evento aconteceu no auditório Capiba, no prédio sede da Prefeitura do Recife, e contou, ainda, com o Painel “Inovação e propósito: o papel do Gestor Governamental no Recife do Futuro”, com a presença de Janiele D. Paula, mestre em gestão e políticas públicas, comunicadora e liderança de impacto social, e Giovanni Harvey, Diretor Executivo do Fundo Baobá para equidade racial e experiência de 30 anos em funções executivas na iniciativa privada, na administração pública e no terceiro setor.

“É um programa que já nasce vitorioso e que será de muita importância para a categoria. Há alguns anos, estávamos limitados à área meio da gestão e, agora, mostramos que estamos aptos e à disposição para contribuir de forma ampla no trabalho de fazer os planos se tornarem políticas públicas que transformem o Recife. Podem contar com os Gestores Governamentais”, pontuou o presidente da Associação dos Gestores Governamentais, André Santos.

*REDE GGOV* - Para o Programa Rede GGOV, serão disponibilizadas 50 vagas, distribuídas entre duas trilhas formativas. São elas: Primeira liderança, com 130h divididas em 12 módulos, e Liderança Estratégica, com 130h em 6 módulos. Os encontros serão presenciais e remotos e contarão com diversos conteúdos estratégicos de liderança, entre eles, comunicação estratégica, liderança adaptativa e inovação.

ASSUNTOS: