NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.11 - 15h28

Conheça o Recife apresentou marco histórico de 1535 no Circuito Boa Vista

Tour contemplou Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Parque 13 de Maio e Mercado da Boa Vista

Os recifenses que participaram do Circuito Boa Vista no Conheça o Recife, realizado no último sábado (22), tiveram a oportunidade de ver o marco histórico da Capitania de Pernambuco e Itamaracá, no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. A peça, de 1535, soma-se a outras como pedaços de cachimbos e tijolos holandeses encontrados no Bairro do Recife, o primeiro prelo do Diario de Pernambuco, mobiliário antigo, retratos de personalidades históricas e armas, no mais antigo instituto histórico do Brasil.

Durante o Circuito, o grupo visitou ainda a Praça Maciel Pinheiro, o Largo de Santa Cruz, o Parque 13 de Maio com suas palmeiras imperiais e esculturas de Abelardo da Hora, a Matriz da Boa Vista e o Mercado da Boa Vista. O espaço foi construído na primeira metade do século XIX, de forma quadrangular, com um pátio central aberto, lembrando os claustros conventuais. Funcionou como local para a venda de escravos. O Parque 13 de Maio também entrou na programação. Com construção iniciada em 1892, é o maior em área verde do Recife e é considerado o primeiro parque urbano histórico da cidade.

Gostei de tudo. As explicações da guia foram ótimas para entender a origem, a história de lugares que só conhecia de passagem. Pra mim, é uma aula”, comentou a professora de História, Maria Luiza Soares, que foi conferir o tour com as amigas.