NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.11 - 14h08

João da Costa apresenta Balanço do OP 2011

A votação deste ano bateu recorde de participação popular com a marca de 130.843 pessoas

Por Mauro Rossiter

O prefeito do Recife, João da Costa, apresentou, na manhã desta segunda-feira (24), um balanço do Ciclo 2011 do Orçamento Participativo (OP). O evento aconteceu na Sala de Reunião do Gabinete do gestor, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura, e contou com a participação do secretariado municipal, representantes de diretorias, institutos e empresas públicas, além de delegados do OP.

Esse é um momento de alegria para nossa gestão, por podermos divulgar esses números, que são o resultado de 11 anos implantando a participação popular em um processo de muita credibilidade, fazendo um resgate dos movimentos sociais que se encontravam dispersos, apostando na cidadania e priorizando o povo. É o resultado de um projeto político de quem quer governar com a participação popular”, afirmou João da Costa.

A votação deste ano bateu recorde de participação popular com a marca de 130.843 pessoas, divididas entre as plenárias regionais, temáticas, e aquelas que votaram em urnas eletrônicas e pela internet. Foram eleitos 1.812 delegados regionais e 530 temáticos, todos já empossados, onde 53% são homens e 47%, mulheres.

No ranking das ações mais votadas, o primeiro lugar foi para Pavimentação e Drenagem, com 46% dos votos. Em segundo e terceiro lugares, ficaram Contenção de Encostas e Morros (16,4%) e Saúde (11,9%), respectivamente. No balanço de prestação de contas entre 2009 e 2011, foi registrado um total de 4.097 ações, que receberam um investimento total de R$ 443.548.699,76. As 423 ações de Pavimentação e Drenagem receberam R$ 78.674.786,33 desse montante.

O prefeito ressaltou que o caráter mais importante do OP não aparece nos números. “Tenho muito orgulho desses números, que vêm de um processo vivo de participação que não precisa de shows para chamar a população para fazer parte. Mas, o mais importante é saber que as pessoas estão se descobrindo como cidadãos, e isso não é mostrado nos números. É difícil fazer um governo democrático e popular, mas é gratificante ver esses resultados, mudar a vida das pessoas e torná-las cidadãs”, disse.

O vice-prefeito Milton Coelho também destacou a implantação do processo de participação popular. “Fico feliz por participar desse projeto político que começou há 11 anos e que tomou impulso com a atual gestão. O OP é o fio condutor deste governo. E é importante frisar que a participação de mais de 130 mil pessoas representa que toda a cidade está envolvida nesse processo de decisão”, concluiu.