NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.12 - 19h07

Alimentação saudável foi tema de ação educativa em escola municipal na Guabiraba

Atividade celebrou o Dia das Crianças e o Dia Mundial da Alimentação

[caption id="attachment_27609" align="alignleft" width="334"] Atividade celebrou o Dia das Crianças e o Dia Mundial da Alimentação. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Com muita descontração profissionais da Secretaria de Saúde do Recife realizaram uma ação educativa para incentivar o consumo de alimentos saudáveis entre a criançada da Escola Municipal Alto da Guabiraba, na Guabiraba. O evento celebrou de forma conjunta o Dia das Crianças (12.10) e o Dia Mundial da Alimentação (16.10) e movimentou a tarde desta quarta-feira (24) no estabelecimento de ensino da Zona Noroeste da Cidade.

Os 120 alunos divertiram-se com a apresentação teatral de bonecos coordenados por nutricionistas, psicólogas, arteterapeutas e educadoras do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (Napi) do Recife. A exibição salientou a importância da alimentação saudável para o crescimento saudável da garotada.

Em seguida, os meninos e meninas foram convidados a montar pratos por meio da construção de mandalas com frutas e cremes. Entre os vegetais utilizados estavam granola à base de semente de girassol descascada e hidratada, uvas, bagos de tangerina em forma de borboleta, pedaços de kiwi e rodelas de bananas. Tudo com o objetivo de incentivar as crianças a se alimentarem bem por meio da criatividade e do estímulo visual.

Nutricionista e uma das organizadoras da ação, Rafaela Fernandes disse que o envolvimento das crianças é importante para que elas já cresçam sabendo das boas práticas de alimentação. “Queremos que a garotada saia daqui ciente da importância de comer bem para ter uma boa qualidade de vida. O incentivo do consumo de frutas por meio do estímulo visual, do colorido, é uma maneira didática e a forma ideal de trabalhar o assunto”, destacou.

Um dos participantes mais animados era Hugo Martins, 10 anos. Estudante da terceira série, ele disse ter gostado bastante da festividade tanto pela recreação como pelo conteúdo aprendido. “Hoje foi um dia diferente. Eu me diverti bastante com o teatro e com a montagem do prato com frutas. Acho importante ter uma alimentação saudável para poder brincar bem muito e não cansar”, contou.