NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.12 - 15h01

Coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza visita ao Recife

[caption id="attachment_27574" align="alignleft" width="334"] O gel impermeabilizante já foi aplicado em 126 pontos de risco na cidade. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Coronel Meira acompanhou a aplicação do gel impermeabilizante nas encostas e conheceu obras em áreas de morro

Durante a manhã desta quarta-feira (24), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) recebeu a visita do chefe da Casa Militar de São Paulo e coordenador da Defesa Civil Paulista, Coronel Meira. Ele veio ao Recife para conhecer a experiência da capital pernambucana na utilização do gel impermeabilizante nas encostas da cidade. O produto vem sendo utilizado em áreas de morro do Recife e ajuda a proteger as barreiras do encharcamento decorrente da ação das chuvas, evitando, assim, a ocorrência de deslizamentos. O local escolhido para a visita foi a Rua Hidrolândia, no Córrego José Grande (Alto José Bonifácio).

A Prefeitura do Recife foi pioneira na utilização do gel impermeabilizante nas encostas. Desde 2010, a experiência foi adotada pelo Município e tem mostrado resultados satisfatórios, com maior eficácia na proteção das barreiras e maior durabilidade, em substituição à lona plástica. Por isso, o produto tem despertado interesse das defesas civis de todo o País, e foi o que trouxe o Coronel Meira até o Recife, para conferir, in loco, os benefícios do gel. “Nós quisemos constatar a eficácia do produto, que, realmente, tem se mostrado hoje uma medida interessante para preservar as encostas e que pode ser adotada não só no estado de São Paulo, mas em várias cidades do País, com salutar importância para nos anteciparmos aos problemas decorrentes da ação das chuvas”, declarou Coronel Meira.

Durante a visita, representantes da Empresa de Urbanização do Recife (URB) e da ViaEncosta, empresa responsável pela aplicação do gel, explicaram como funciona o gel impermeabilizante, os procedimentos corretos para a sua aplicação e manutenção, além de simularem a atuação da chuva em encostas já protegidas e demonstrarem a aplicação direta do produto, que tem garantido mais segurança para os moradores de áreas de morro. O roteiro também contemplou uma passagem por duas obras de contenção, drenagem e escadaria, realizadas pela Prefeitura do Recife (uma concluída e outra em andamento), na Rua Camboriú, no Vasco da Gama.

A coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira, acompanhou a equipe durante a presença de Coronel Meira e destacou a importância desse encontro entre as defesas civis, para apresentar o trabalho desenvolvido na cidade. “É uma boa oportunidade de trocarmos experiências sobre ações específicas de preparação para o inverno, mesmo com realidades diferentes, como as de Recife e do Estado de São Paulo, mas com uma preocupação comum, que é salvar vidas. É sempre bom esse intercâmbio, principalmente no caso de uma experiência positiva, como a do gel, que pode ser ampliada para outros estados e municípios brasileiros”, afirmou Keila.

Coronel Meira se mostrou bastante satisfeito com o que pode conferir nesta visita e ressaltou a importância do trabalho da Codecir, endossando o modelo de gestão do risco desenvolvido na capital pernambucana. “Quando nós circulamos pelo Brasil, procuramos prestar atenção às boas práticas em Defesa Civil, e percebemos que o Recife é uma cidade que tem uma projeção bastante interessante. Isso porque tem uma defesa civil atuante, que presta um bom trabalho à população e, por isso, passa a ser referência nacional. Nós conseguimos medir essa eficácia devido ao número de vítimas em decorrência das chuvas, que aqui se encontra numa escala decrescente. Isso demonstra que a política de defesa civil adotada pelo Recife tem funcionado muito bem”, declarou.

Neste ano, a Prefeitura do Recife já garantiu a aplicação de 44.500 m² com gel impermeabilizante, em 126 pontos de risco na cidade, o que beneficiou em torno de 400 famílias. Os investimentos são da ordem de R$ 3,2 milhões e os recursos são do Ministério da Integração Nacional, com contrapartida do Município.