NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.10.15 - 19h51

Operação Verão entrega mais uma via recapeada

img_alt

Prefeito Geraldo Julio foi até a Rua da Telha, em Passarinho, entregar o serviço pronto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A população que precisa circular pela Rua Alto da Telha, em Passarinho, já nota a diferença promovida pela obra de recapeamento realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), no local. O endereço recebeu serviços em um trecho de 135 metros, que corresponde à parte íngreme da via. O prefeito Geraldo Julio foi até a rua para ver de perto o resultado da intervenção, que fez parte da Operação Verão 2015. A obra, cujo investimento foi de R$ 45 mil, foi realizada entre os dias 8 e 21 de outubro.

Os moradores esperavam por uma melhoria na via há alguns anos, já que no período de chuvas a rua ficava escorregadia e os carros não conseguiam subir a ladeira toda. “Agora ficou muito mais fácil para subir carros e pessoas. Antigamente os carros só vinham até a metade da ladeira e depois todo mundo tinha que descer para poder o carro continuar. Eu tinha dificuldades com meu pai, que era cadeirante e com minha mãe que é idosa”, disse a dona de casa Lucineide Batista da Silva, 30 anos. “O ônibus também está rodando normalmente agora depois dessa obra”, acrescentou.

O prefeito Geraldo Julio lembrou da grande mudança que ocorre na vida das pessoas quando uma obra de melhoria na infraestrutura da rua onde moram é realizada. “A comunidade foi muito beneficiada por esta obra, já que os carros não subiam esta ladeira. Estamos atuando com a Operação Verão nos grandes corredores de transporte público, mas também dentro dos bairros. Aqui mesmo estamos entregando esta rua e realizamos serviços nas escadarias também”, explicou o gestor.

A Operação Verão 2015 que está investindo R$ 75 milhões para melhorar as ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Até o momento, 33 vias foram recapeadas e outras 16 estão em andamento. Além disso, já foram recuperadas cinco ruas em paralelepípedo e outras 14 também estão com obras em andamento. A iniciativa também está realizando a recuperação de placas de concreto que começaram pelas avenidas Recife e Mascarenhas de Morais. Além disso, já houve o fechamento de 3.714 buracos.

A previsão é de que a ação termine em abril de 2016. Até lá, será realizado o recapeamento de 120 quilômetros de ruas e avenidas, troca de 375 placas de concreto e a substituição de 24 mil metros quadrados de paralelepípedos. Tudo isso, com o intuito de recuperar as condições de trafegabilidade das vias da capital. Para a realização do trabalho, a Prefeitura está mobilizando 6 equipes de recapeamento, com 120 homens; 9 equipes de tapa-buracos, com 45 trabalhadores; 12 equipes para os serviços de paralelepípedos, com 72 trabalhadores; e 20 homens trabalhando na troca das placas de concreto. No total são 257 trabalhadores, divididos em 27 equipes de trabalho.