Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.10.17 - 19h10

PCR encerra atividades do Outubro Rosa no próximo dia 31

A campanha promoveu mais de 100 ações nos Distritos Sanitários, além de ofertar 3,4 mil mamogragias.

 

Mais de 110 ações de saúde da mulher estão sendo promovidas pela Prefeitura do Recife nos oito distritos sanitários da cidade em alusão ao Outubro Rosa, que será encerrado na próxima terça-feira (31). Além das diversas atividades com abordagem voltadas principalmente para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, foram ofertadas pela Secretaria de Saúde do Recife em torno de 3,4 mil mamografias no Mamógrafo Móvel.  

Nesta quarta-feira (25) a partir de 8h, o mamógrafo móvel estará na Unidade de Saúde Professor Bruno Maia (na Rua Alto do Refúgio, s/n, Nova Descoberta), onde os profissionais organizaram um espaço cor de rosa para receber mulheres que poderão participar de palestras e receber orientações sobre prevenção de doenças. Também serão ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Outro mamógrafo móvel estará no Polo da Academia da Cidade do Jordão Baixo. Cada unidade móvel disponibilizará 80 exames de mamografia. 

A Unidade de Saúde Irmã Denise, localizada no Alto José do Pinho, oferece na sexta-feira (27), das 9 às 16h, serviços de auricoterapia; massoterapia; aferição de pressão e HGT, teste de sífilis, exame de mamografia e ultrassonografia mamárias e endovaginal, além da distribuição de preservativos. No local haverá ainda serviços de saúde bucal e atividades com os profissionais da Academia da Cidade. As mulheres poderão atualizar o cartão de vacinação.  

Durante este mês, diariamente, em unidades de saúde do Recife, foram realizados exames, rodas de conversa e nos serviços diários de orientações, exames e rodas de conversa, para alertar sobre a importância da prevenção e do cuidado, que devem ser constantes, aumentando assim as chances de cura para mulheres que apresentam resultados positivos para câncer de mama e de colo de útero.