NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 24.10.22 - 11h45

Coleta de lixo no Recife passa a contar com novos caminhões galerias

img_alt

Pinturas de artistas pernambucanos embelezam a frota, que com a modernização também ganha em eficiência. Prefeito, João Campos, conferiu nesta segunda-feira (24) os veículos que começam a circular nesta semana. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A Prefeitura do Recife está aumentando a eficiência da limpeza urbana. É que novos caminhões compactadores começam a operar na cidade e até o fim deste ano todos os 80 veículos da frota serão substituídos. O prefeito do Recife, João Campos, esteve, na manhã desta segunda-feira(24), na Vital Engenharia Ambiental - empresa que presta serviços à PCR, bairro Dois Irmãos, para conferir os veículos de perto. Além de deixar a cidade mais limpa, os caminhões vão deixá-la ainda mais bonita, já que 40% da frota estará colorida com obras de diversos artistas plásticos de Pernambuco. Os outros 60% seguem com mensagens educativas. A atividade integrou a Semana Municipal do Lixo Zero. 

"Uma das principais funções de uma Prefeitura é zelar pela cidade, cuidar dela e dos munícipes. A limpeza urbana é uma das ações fundamentais do poder público para promover qualidade de vida, prevenir doenças. Com os novos caminhões, a Prefeitura vai poder fazer esse trabalho de forma cada vez melhor", comentou João Campos durante a visita. "E eles ainda vão embelezar a cidade com as artes que estão estampadas nas carrocerias. Nessa Semana Municipal do Lixo Zero, a gente aproveita para pedir a colaboração da população para realizar o descarte correto do lixo. Quando todo mundo se envolve, o resultado para o meio ambiente é ainda melhor", concluiu ele. 

Na próxima quarta-feira (26), será lançado o novo programa de limpeza urbana da cidade, o Recife Limpa. Os novos caminhões permitirão uma maior distribuição pela cidade, otimizando a capilaridade do serviço. 

LIXO ZERO - Desta segunda (24) a 1° de novembro, a Prefeitura do Recife realiza a Semana Municipal Lixo Zero, com uma série de ações de educação ambiental no Morro da Conceição, bairro da Zona Norte do Recife, para estimular adultos, jovens e crianças a adotarem práticas sustentáveis. A ideia é incentivar o descarte e a destinação adequada de resíduos, a mudança de comportamento, a reciclagem e informar sobre os serviços públicos de coleta seletiva que são oferecidos à população. A programação conta com Gincana de Recicláveis, peças teatrais, mutirão de limpeza, instalação de novas papeleiras e PEVs, lixômetro, Operação Cata-Tralha e premiações para o ponto de recolhimento que mais arrecadar recicláveis.