Prefeitura do Recife conduz consulta pública sobre o centro
O levantamento servirá para que as pessoas indiquem quais melhorias devem ser priorizadas nas transformações urbanas na região central da cidade
Qual a percepção que o recifense tem do centro da cidade? Essa é uma das perguntas de uma pesquisa que os moradores do Recife podem responder e assim indicar quais transformações urbanas são mais importantes para o centro da cidade. A consulta segue até o próximo dia 30 de outubro no endereço https://pt.surveymonkey.com/r/JKMCLZJ. O objetivo do levantamento, coordenado pelo Gabinete do Centro do Recife(Recentro), é ter mais subsídios para reabilitação urbana, dinamização econômica, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida do centro da cidade. A escuta é conduzida pela Agência Recife para Inovação e estratégia (ARIES).
O estudo faz parte do Projeto Recentro na “Rota do Futuro: Plano do Centro do Recife”, que tem foco na requalificação urbana do centro da cidade, e que tem sintonia com o plano de longo prazo, o Recife 500 Anos. Lançado em 2019, a iniciativa reúne 62 projetos estratégicos para o desenvolvimento do município a serem adotados até 2037, ano em que a cidade completará 500 anos.
De acordo com a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, “as consultas públicas e ações participativas são fundamentais para coletar informações e promover a colaboração de diversos setores da sociedade e assim podermos projetar cenários e ações coerentes e fruto da vontade da população”, explicou a gestora.
GABINETE DO CENTRO DO RECIFE - O Gabinete do Centro do Recife tem a missão de desenvolver e gerir ações que buscam a revitalização e modernização da área central do Recife, nos territórios dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio. A estrutura, que foi montada exclusivamente para pensar o centro em toda sua complexidade e de forma integrada com vários órgãos e secretarias, integra o Programa Recentro. A iniciativa prevê um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada na região, com ações de curto, médio e longo prazos.
SOBRE A ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia é uma organização social, sem fins lucrativos, que tem como propósito pensar estrategicamente o desenvolvimento de longo prazo do Recife, contribuindo para inclusão social, para redução das desigualdades, para a resiliência ambiental da cidade frente às mudanças climáticas. A ARIES entende a cidade como um organismo vivo, dinâmico e complexo, que caminha de forma dinâmica para o futuro, através de articulação, colaboração, convergências e conflitos entre as pessoas e seus espaços. A entidade acredita na participação popular como pilar para o desenvolvimento do Recife, e que o futuro da cidade é construído diária e coletivamente a partir dos desejos e necessidades de todas as cidadãs e os cidadãos.