NOTÍCIAS

Cultura | 24.11.14 - 11h32

Jovem lutador de jiu-jítsu do Recife é destaque em competição internacional

João Lucas Ferreira, de 16 anos, teve apoio da Prefeitura do Recife e ganhou medalha de ouro no Miami Open. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Um morador do Alto do Pascoal foi um dos destaques do Miami Open de Jiu-Jítsu 2014. João Lucas Ferreira, de 16 anos, viajou para os Estados Unidos com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, e terminou ganhando a medalha de ouro na categoria juvenil até 74kg. Também ficou em terceiro lugar na disputa absoluta, em que lutou com adversários com pesos superiores ao seu. O estudante treina desde os 9 anos no Alto Santa Terezinha e, a partir de 2015, contará com um incremento para continuar a carreira de campeão: um dojô (local para treino de artes marciais) de alta qualidade que está sendo construído no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do bairro.

Lucas viajou para os Estados Unidos em outubro, com o apoio da Secretaria de Segurança do Recife. Foi a primeira vez que ele participou de uma competição internacional. “Fiquei muito feliz. Era um sonho meu viajar para outro país e lutar. Agora quero estudar inglês e voltar para lá.” Em Miami, Lucas disputou quatro lutas até vencer a última, contra um adversário do Equador. Este ano, ele participou de duas competições nacionais e onde também ganhou medalhas de ouro, uma no Nordeste Open em Natal e outra no Black Bull em Olinda.

O interesse de Lucas pelo esporte começou ainda criança, por influência de um primo. “Ele já treinava e me chamou para ir com ele um dia. Desde então não parei”, conta. Além dos dois, outros três primos de Lucas e seus dois irmãos também praticam artes marciais. Os meninos antes treinavam no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, mas, por conta das obras do Compaz, a Prefeitura do Recife transferiu as atividades para um imóvel na mesma rua.

Para o treinador de Lucas, Daigo Rodrigues, quando estiver pronto, o Compaz promoverá uma grande mudança na comunidade. “Muitos dos meninos que passaram por aqui hoje estão trabalhando e dando aula de artes marciais. Com o Compaz, vamos aumentar o número de vagas e a qualidade dos treinos. Acredito que pessoas de vários locais, inclusive outros países, virão conhecer esse equipamento”, afirmou Daigo.

Além do dojô, o Compaz do Alto Santa Terezinha contará com biblioteca, piscina, quadra poliesportiva e campo de futebol. No espaço também serão oferecidos à população da área cursos profissionalizantes e serviços do Ministério Público, Defensoria Pública, Procon e mediação de conflitos.