NOTÍCIAS

Turismo | 24.11.15 - 17h10

Grafitagem é concluída na orla de Boa Viagem

img_alt

Os seis postos de salva-vidas, datados de 1940, ganharam intervenções dos artistas Glauber Arbos, JotaZer0ff, Galo de Souza, Adelson Boris, Bozó Bacamarte e Nando Zevê, tendo o verão como tema. (Foto: Lu Streithorst/ PCR)



Ficaram prontos e foram entregues à população os seis postos de salva-vidas distribuídos ao longo da orla de Boa Viagem, que foram alvo da terceira etapa do projeto Colorindo o Recife, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Nessa etapa, foi executada uma ação batizada de Salva-Arte, idealizada por Wellington Ferraz, Cláudia Aires e Guga Marques, da Nuvem Produções.

Da última quinta-feira até ontem, as antigas estruturas de concreto em estilo Arte Déco, que pontuam o litoral recifense desde 1940, foram grafitadas pelos artistas Glauber Arbos, JotaZer0ff, Galo de Souza, Adelson Boris, Bozó Bacamarte e Nando Zevê, tendo o verão como tema.

O trabalho começou pelos postos localizados na altura do Hotel Internacional Palace e próximo à Padaria Boa Viagem, grafitados por JotaZer0ff e Arbos, respectivamente. Depois, Bóris e Galo de Souza registraram seus traços nos postos em frente ao edifício Califórnia e no Pina. Por último, foram coloridos os postos em frente ao Parque Dona Lindu e à Pracinha de Boa Viagem, trabalhos assinados por Bozó Bacamarte e Nando Zevê.

Os postos grafitados estão chamando a atenção de moradores e visitantes. Difícil quem não pare para contemplar ou registrar a novidade. "Eu achei muito legal. Valoriza bem a cultura da gente", opinou a vendedora e atendente de telemarketing Gerusa Maria, 31 anos.

"Gostei mais porque esses postos estavam tão esquecidos. Agora a gente repara mais", disse o estudante Lucas Silva, 20 anos. "Acho que estava faltando mesmo um pouco de arte na praia do Recife", completou a amiga dele, Milena Souza, 20, recém-chegada de São Paulo, onde o grafite é recorrente na paisagem. "Uma coisa é certa: está bem melhor do que estava", simplificou Ubiratan Viana, 64 anos.

Patrícia Ribeiro, 40, admirou-se com a novidade. "Nunca tinha reparado nesses postos salva-vidas. Nem com, nem sem pintura. Vi hoje pela primeira vez. E gostei bastante. Achei criativo."

Sobre o Colorindo o Recife

Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, que teve como embrião um painel grafitado por Galo às margens da Avenida Mário Melo, em 2013, o Colorindo o Recife já estampou 15 muros pela cidade, nos bairros do Ibura, Santo Amaro, Casa Amarela, Madalena, Cidade Universitária e Pina.

O projeto visa incentivar a arte urbana e o grafite como expressão artística e como política pública, promovendo o embelezamento das superfícies urbanas a partir da criação de galerias de arte a céu aberto e fortalecendo, assim, o turismo cultural na cidade.