Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.11.16 - 17h45

Hospital da Mulher do Recife realiza evento em homenagem ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres

A unidade apresentará um balanço do serviço de atendimento às vítimas

 

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, celebrado nesta sexta-feira (25), o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, fará uma ação de divulgação do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, junto às usuárias do hospital. Das 8h às 14h, serão realizadas salas de espera (palestras feitas nos espaços em que as pacientes aguardam consultas e/ou exames). “A ideia é levar informações sobre questões como a Lei Maria da Penha e sobre o acesso ao Centro”, explica a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

“Mantemos um trabalho contínuo de divulgação do serviço, para que mais mulheres saibam que podem contar com uma linha completa de cuidados, em situações de violência”, complementa Coutinho. O serviço se diferencia dos demais setores do hospital por atender mulheres de todo o Estado e também por funcionar com demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. Vítimas de qualquer tipo de violência podem procurar o centro, a qualquer hora do dia ou da noite, nos 365 dias do ano.

Também como parte das atividades, Isabela Coutinho divulgará um balanço dos quatro meses de funcionamento do Centro Sony Santos. Instalado em local próprio, o Centro fica num prédio anexo do hospital, com entrada pela lateral, de forma a manter a privacidade da mulher. Além do atendimento de saúde e psicossocial, a vítima tem à disposição o registro policial, se ela desejar; e a perícia do legista, caso necessário. Essa integração entre os serviços é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social.

O fato de encontrar todo o atendimento necessário em um único local evita que a mulher se desloque da unidade de saúde para uma delegacia e para o IML, diminuindo o desgaste decorrente dessa locomoção. Da forma tradicional, muitas mulheres acabam desistindo da denúncia, o que resulta na subnotificação dos casos e na impunidade do agressor.

Estrutura – A estrutura física do Centro Sony Santos conta com dois consultórios, salas para atendimento psicológico, serviço social e sala de atividades, além de duas suítes para as pacientes, quarto de repouso para os profissionais, banheiros, posto de enfermagem e recepção. No setor atuam médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de perito do IML e recepcionista. Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.

Homenagem – O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência recebe o nome de Sony Santos, numa homenagem a ela que era militante do movimento negro, pesquisadora e mestra em Vigilância em Saúde pela UPE. Coordenadora da Política da Saúde da População Negra do Recife, Sony Santos, faleceu em 12 de março deste ano.