NOTÍCIAS

Turismo | 24.11.16 - 19h10

Olha! Recife celebra direitos humanos neste fim de semana

Passeios a pé e de bicicleta serão dedicados a lugares e passagens históricas que marcaram a luta por liberdade, respeito, dignidade e independência na cidade

 

Dentro das comemorações da 4ª Jornada de Direitos Humanos, promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Secretaria de Turismo e Lazer oferecerá um Olha! Recife temático neste domingo (27). Os passeios gratuitos a pé e de bicicleta serão dedicados aos momentos e monumentos históricos que marcaram a luta por cidadania e dignidade na aguerrida capital pernambucana.

 

O Recife participou ativamente das lutas por liberdade, respeito e independência no país. Desde o Brasil colônia, a cidade alimentava o sonho de ser livre e foi palco de lutas e revoltas lideradas por escravos, soldados, religiosos, políticos, estudantes e jornalistas. Ao longo dos séculos, seguiu envolvida em várias causas de interesse coletivo, gerando uma rica história de bravura e contribuição para os avanços políticos e sociais no país.

Entre os equipamentos que serão visitados, estão os monumentos erguidos em homenagem a Dona Santa, rainha de maracatu que liderou movimentos por liberdade religiosa, igualdade racial e democratização da cultura, e a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo maior da resistência contra a escravidão. Outro monumento contemplado será o Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, em memória aos torturados e desaparecidos políticos durante a ditadura militar.

O roteiro será oferecido em duas modalidades: a pé e de bicicleta. O Olha! Recife Pedalando e o Olha! Recife a Pé saem às 9h do próximo domingo (27), da Praça do Arsenal.

Os passeios são gratuitos e acompanhados por guias de turismo. Para participar, é necessário fazer a inscrição nesta sexta (25), a partir das 9h, no site www.olharecife.com.br. No dia do passeio, os inscritos deverão levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

JORNADA - A Jornada de Direitos Humanos vai até o dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi eternizada mundialmente pela criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Confira a programação completa no site da PCR.

 

 

Programação

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Direitos humanos no Recife: Monumentos e personagens

Quando: Domingo (27), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Direitos humanos no Recife: Monumentos e personagens

Quando: Domingo (27), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas