Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.11.16 - 12h23

PCR promove ações para lembrar o combate ao diabetes

Atividades são gratuitas e a população em geral poderá participar

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, nesta sexta-feira (25), uma ação dentro da programação municipal que tem lembrado Dia Mundial de Combate ao Diabetes. As atividades para alertar sobre a prevenção da doença acontecerão a partir das 6h30, no Centro Médico Ermírio de Moraes (CMEM), localizado na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte. Na próxima quarta-feira (30), a ação será no Edifício Sede da Prefeitura do Recife, onde também ocorrerá uma atualização para os profissionais de saúde.

Na sexta-feira (25), a população poderá participar das atividades no pátio externo do CMEM, a partir das 6h30. A ação terá início com a equipe do Projeto Bom Dia (formado por usuários e professores do Programa Academia da Cidade). Após o aulão, será servido um lanche saudável aos participantes. Em seguida, no local, haverá oficina de aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de folhetos informativos sobre diabetes, hipertensão e alimentação saudável.

Na quarta-feira (30), serão realizadas duas atividades. Uma delas em parceria com a Secretaria de Administração, e será voltada para servidores da PCR e público em geral, que acontecerá das 8h às 11h, no térreo do Edifício Sede, na Av. Cais do Apolo. Haverá aferição de pressão arterial, teste de glicose, aferição do índice de massa corporal (com profissionais da Academia da Cidade) e práticas integrativas (com equipe do Centro de Saúde Guilherme Abath). Também terá distribuição de panfletos informativos sobre diabetes, hipertensão arterial e alimentação saudável.

No mesmo dia, das 9h às 11h, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participarão no Auditório Capiba, no 15º andar da PCR, de uma oficina de reciclagem. Na ocasião, serão abordados dois temas: Complicações Cardiovasculares, cujo palestrante será o médico cardiologista e diretor médico do CMEM, Silvio Paffer; e Atualização no diagnóstico e tratamento do diabetes mellitus, com a médica endocrinologista Izis Soares.

Dados – No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que  mais de 12 milhões de pessoas tenham a doença – metade delas não sabe disso. Um dos órgãos mais acometidos com diabetes não controlado é o coração, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de óbito entre os diabéticos. 2/3 dos pacientes diabéticos irão sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) caso não tenha sua pressão arterial e sua glicose bem controlada.