Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.11.17 - 15h05

Brigadas contra o Aedes aegypti reforçam combate às arboviroses em 2018

img_alt

Além das brigadas que serão capacitadas pela Prefeitura do Reicfe em instituições públicas e privadas, outras 78 ações completam o Plano de Enfrentamento às Arbovíroses 2018, lançado hoje pelo prefeito Geraldo Julio (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Plano de Enfrentamento às Arbovíroses 2018, lançado hoje pela Prefeitura do Recife traz mais uma novidade para o engajamento da população no combate ao transmissor da dengue, zika, e chikungunya: as Brigadas Contra o Mosquito Aedes aegypti. São grupos de pessoas formados em empresas públicas e privadas, que serão capacitadas para atuar na prevenção e controle do mosquito. A primeira brigada já entrou em funcionamento no edifício-sede da Prefeitura do Recife e outras oito entidades em toda a cidade já aderiram à iniciativa. Outras 78 ações envolvendo 17 secretárias e órgãos municipais completam o Plano, que desde 2015 ofereceu uma resposta rápida às arboviroses e garantiram a redução em mais de 90% dos casos de dengue, zika e chikungunya no Recife, a diminuição do índice de infestação do mosquito para os menores patamares da série histórica e consolidaram o Recife como referência no combate às arboviroses pela Organização Mundial de Saúde.

"Melhorar a qualidade de vida das pessoas. É isso que queremos com esse enfrentamento, evitando a dengue, chikungunya e a zika. É um trabalho de todos nós, todos os recifenses, todos os brasileiros. É o momento de unir todo mundo contra o mosquito já que fevereiro, março e abril são os meses mais duros, onde mais nascem os mosquitos e há o contágio com essas doenças. é hora de começar a trabalhar, agora em novembro, dezembro e janeiro, e manter esse trabalho durante o ano. Chegamos ao menor índice de infestação do mosquito dos últimos anos e precisamos manter isso, com a ajuda de todo mundo e agora também com a ajuda das Brigadas", declarou o prefeito Geraldo Julio sobre o trabalho.

O trabalho desenvolvido no Recife, pela Prefeitura em parceria com a sociedade, teve como consequência a redução de 93% dos casos confirmados e de 98% dos óbitos por arboviroses, em comparação ao último ano. Além das ações de campo realizadas pelos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife, o Plano de Enfrentamento terá mais de 70 ações.

O Capitão de Corveta Alexandre Lira, do Hospital Naval de Recife, uma das entidades que formará sua Brigada contra o Mosquito, falou da importância de cidadãos e instituições estarem empenhados no combate. "Desde dezembro de 2016, que o Ministério da Defesa se engajou no combate ao mosquito Aedes aegypti, que estamos perto, com parcerias. Então estamos com ações internas, com inspeções, semanalmente fazendo varrições, recolhimento de lixo, desobstrução de calhas. Todo o esforço possível e necessário para que junto com a sociedade consigamos aumentar a força de combate", afirmou. As demais entidades que já aderiram ao projeto são: Porto do Recife, ASA Indústria e Comércio, Multi Marcas Editoriais, Shopping Plazza, Hospital da Mulher do Recife, Colégio Fazer Crescer, Correios e Jucepe.

As brigadas serão capacitadas pelas equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife para atuar numa determinada área, previamente estabelecida, na prevenção, monitoramento e combate e combate ao mosquito. Os integrantes estarão aptos a realizar a autoinspeção semanal para identificar ambientes favoráveis a se tronar possíveis focos do vetor; instalação de ovitrampas (armadilhas), entre outras.

Entre as ações do plano está o acolhimento e acompanhamento de saúde das famílias, gestantes, cuidadores e crianças com síndrome congênita da zika na primeira infância ou que tiveram a microcefalia diagnosticada tardiamente.

“Esta é uma continuação e um avanço no trabalho que vem sendo feito e que garantiram resultados tão significativos. As Brigadas também vão ajudar demais, porque além das pessoas e residências, estamos engajando as empresas e repartições públicas", explicou o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. A Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife vai atuar de forma simultânea nas atividades de prevenção, monitoramento e intervenção, para o funcionamento efetivo das ações, visando a diminuição dos riscos de transmissão das arboviroses.

AÇÃO CONTINUADA - A Prefeitura do Recife antecipou, em 11 de novembro de 2014, a apresentação do Plano de Contingência e Enfrentamento à Dengue e à Febre Chikungunya, para alertar à sociedade sobre a preparação do município no enfrentamento, especialmente à chikungunya, cujo vírus estava entrando naquele momento no país. Desde então as ações não pararam com a divulgação em fevereiro de 2015 do plano de ação que contemplou capacitação para reciclagem dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), a convocação de 33 agentes, realização de mutirões nos finais de semana, com a parceria do Exército para vistoria de imóveis. Outras parcerias comvários segmentos da sociedade, a exemplo do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Serviço Social da Indústria (Sesi), Sindicato da Habitação (Secovi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foram convidados a ser multiplicadores das ações da Secretaria de Saúde do Recife.

Em dezembro de 2015, A Prefeitura lançou o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, para frear o avanço das doenças provocadas pelo vetor, como dengue, chikungunya e zika – esta última relacionada aos casos de microcefalia. Ao todo, 19 secretarias municipais desenvolvem ações para reforçar as medidas já realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A PCR deu início, em 4 de janeiro de 2016, às atividades no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, voltado para a reabilitação das crianças com microcefalia, além de estimular o vínculo da mãe com o bebê. Em novembro de 2016 foi lançado o Plano de Enfrentamento 2017.