Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 24.11.17 - 19h59

Prefeito Geraldo Julio entrega mais uma unidade de saúde requalificada, desta vez no Jiquiá

img_alt

O novo equipamento funciona agora em um imóvel próprio e vai atender mais de 7 mil usuários com a nova estrutura. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

A comunidade do Jiquiá agora vai poder contar com uma estrutura melhor e mais humanizada para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde. Na tarde desta sexta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio realizou a entrega da Unidade de Saúde da Família – USF Jiquiá, que recebeu  R$ 260 mil reais de investimentos na obra de requalificação, e que agora funciona em um imóvel próprio, garantindo mais conforto e qualidade no atendimento dos moradores do local, atendendo cerca de 7 mil usuários da rede. Esta foi a segunda entrega de requalificação de Unidades de Saúde em um intervalo de dez dias. No dia 14 de novembro, foi inaugurada a USF Chão de Estrelas, na Campina do Barreto.

"Eu fico feliz porque estou vendo a qualidade da obra, que vai garantir que as pessoas que trabalham aqui vão poder oferecer uma saúde de qualidade para a população. Estamos aqui no Jiquiá, semana passada estivemos em Chão de Estrelas. Ao todo já são mais de 160 unidades que foram requalificadas em um investimento de quase 40 milhões de reais só em reformas e requalificação de unidades, além da construção do Hospital da Mulher, Upinhas, estamos fazendo um investimento grande para que os profissionais de saúde terem condições de oferecer saúde de qualidade para as pessoas", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

A unidade do Jiquiá agora passa a funcionar em um imóvel próprio e recebeu piso granilite de alta resistência, revestimento cerâmico nos corredores e salas, forro de gesso em todos os ambientes, telhado em telhas de fibrocimento, esquadrias de metal novas e uma fachada frontal remodelada com revestimento cerâmico por completo. O local também conta lixeira para resíduos comuns e infecciosos, banheiros, ordenamento do fluxo interno da unidade, todos os acabamentos elétricos e hidrossanitários novos, ponto para duas novas cadeiras de dentista, bancadas em granito e acessibilidade com rampa, corrimão e piso tátil, facilitando o trânsito de pessoas com dificuldade de mobilidade.

De acordo com a dona de casa Alba Valéria, moradora da comunidade há mais de 50 anos, é a primeira vez que o lugar está com uma estrutura assim. "Merecíamos uma unidade desse jeito, e que saiu de uma casa alugada para uma casa própria. Já sofremos muito com os atendimentos sendo realizados em uma estrutura bem ruim. Foi muita luta do povo, dessa comunidade. Agora está tudo lindo, novo, confortável. É um sonho para os moradores do 5° distrito e para nós, que frequentamos esta unidade de saúde, que tem uma equipe tão maravilhosa, que já cuida bem da gente e agora vai cuidar melhor ainda", destacou.

O novo equipamento, conta com duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal. O secretário de Saúde Jailson Correia explicou os serviços que serão ofertados."A Unidade de Saúde da Família tem um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um agente comunitário de saúde, que leva então a saúde para a população. Todos esses serviços serão ofertados, desde consulta até as atividades de promoção à saúde, orientação e educação de saúde, para que as pessoas tenham acesso a uma saúde de qualidade. A saúde da família e a atenção básica é isso. É a garantia de trabalhar com prevenção, na promoção de saúde, para que se evite mais adiante complicações de doenças crônicas, além de fazer o atendimento clínico necessário para a população", afirmou.

Os principais serviços prestados pelas equipes que atendem na unidade  são: consulta médica generalizada, enfermagem, vacinas, curativos, pré-natal, puericultura, controle da hipertensão e diabetes. Além disso, como explicou o secretário, as equipes também realizam trabalhos de promoção da saúde e prevenção de diversas doenças, além do encaminhamento aos demais profissionais especializados por meio do Sistema de Regulação (SISREG).

 

REQUALIFICAÇÕES – Desde 2013, mais de 160 equipamentos de saúde, incluindo Unidades de Saúde da Família (USFs), centros de saúde, policlínicas, centros de atenção psicossocial e polos da Academia da Cidade, passaram por requalificação e manutenções, além da entrega de novas unidades, como as Upinhas. O Hospital Pediátrico Helena Moura, na Zona Norte, foi totalmente requalificado. As três maternidades e policlínicas: Barros Lima (Casa Amarela), Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura) são exemplos de unidades que passaram por serviços de recuperação, totalizando, apenas nestas unidades, mais de R$ 6 milhões em investimentos.