NOTÍCIAS

| 24.12.11 - 14h51

Pastoril, coco e MPB animam Morro da Conceição

[caption id="attachment_12241" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Antônio Tenório"][/caption]

Polo descentralizado da Prefeitura do Recife levou seis atrações culturais de estilos variados nesta antevéspera de Natal

O já animado Morro da Conceição, em Casa Amarela, zona Norte do Recife, ficou ainda mais aquecido na noite desta sexta-feira (23) com as atrações da programação descentralizada dos festejos natalinos, promovida pela Prefeitura do Recife. Nesta antevéspera, os moradores do Morro acompanharam apresentações que variaram desde o folclore nordestino, com o pastoril Luz do Amanhecer, à MPB orquestrada de Jane Lima e Banda. O Polo Morro da Conceição encerrou programação por volta das 2h. Mais atrações culturais são esperadas para os próximos dias 31 e 1º de janeiro de 2012.

Os festejos tiveram início com um cortejo puxado pelo pastoril Luz do Amanhecer pelas ruas do Morro. Em seguida, subiu ao palco montado em frente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o Côco do Manoel, formado por moradores da comunidade. O fundador do grupo, Anderson Barbosa, 25 anos, conta que o Polo Morro da Conceição movimenta a cultura local: “É importante esse tipo de evento que a Prefeitura faz, porque dá oportunidade pra nós que fazemos música aqui na comunidade. Esta é a primeira vez que a gente se apresenta aqui”, comemorou Anderson.

O espetáculo do grupo de côco foi acompanhado de perto pela aposentada Amara Freire, de 65 anos. “Gosto muito de vir aqui para a praça para ver esses shows, porque é muito bonito, faz parte da nossa cultura. Aqui é sempre tranquilo, a gente não vê confusão”, avalia a moradora da comunidade.

Direto do Alto José do Pinho, Geraldo Luz e a Seresta, traduziu o espírito próprio do período, com um repertório de músicas natalinas. Alforria Roots, terceira atração a se apresentar, reuniu público jovem em torno do ritmo reggae. Boi de Loucos encerrou a programação, com um espetáculo semelhante a um auto de Natal.

As atrações do Polo Morro da Conceição também aqueceram o comércio informal. A dona de casa e ambulante Maria Anunciada, de 36 anos, afirma que as vendas dos seus brinquedos infláveis aumentam muito nas noites que tem programação festiva. “Todo final de semana eu vendo meus produtos para as crianças. Em três dias da semana eu consigo apurar R$ 150. Mas quando tem show aqui eu apuro o dobro em uma só noite”, revela.

Os festejos natalinos acontecem no Morro da Conceição desde 2007. De acordo com a coordenadora do Polo, Mauricéia Santiago, a inclusão do Morro como parte do calendário oficial da programação festiva de fim de ano da Prefeitura foi uma conquista da comunidade. “Através de eleições do Orçamento Participativo nós escolhemos as atrações, para garantir um procedimento democrático. As festas de fim de ano de antes se resumiam à queima de fogos na virada do ano. Hoje a gente conquistou uma festa bonita, que chega a atrair até três mil pessoas de várias partes de Casa Amarela e outros bairros”, conta.