Baile do Menino Deus celebra 10 anos lotando o Marco Zero
O Recife sedia por mais um ano o maior espetáculo natalino de Pernambuco. Uma leitura irreverente do nascimento de Jesus Cristo, o Baile do Menino Deus faz uso de diversos elementos da cultura nordestina para recriar a história mais famosa do mundo a partir de uma grande ópera popular. A encenação, que em 2013 completa dez anos de Marco Zero, é apresentado pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do Estado até o próximo dia 25, sempre às 20h e com entrada gratuita. O prefeito Geraldo Julio e o governador Eduardo Campos levaram suas respectivas famílias para a peça, que, na noite desta segunda-feira (23), reuniu cerca de cinco mil espectadores.
No enredo, dois Mateus, juntos a um grupo de crianças, tentam abrir uma porta para celebrar o nascimento do menino Jesus, com o consentimento de Maria e José em meio à aparição de personagens fantásticos como o Anjo Bom, o Jaraguá, a Burrinha Zabilin e a Ciganinha. A trilha sonora é executada ao vivo por uma orquestra regida pelo maestro José Renato Accioly, composta por canções como Romã, Cantiga Para Acalentar o Menino, Ciganinha, Beija-Flor e Borboleta e Jaraguá, acompanhada por um coral de crianças e adultos e muitas vezes pelo público.
[caption id="attachment_42113" align="aligncenter" width="680"] "Esta é uma grande exaltação da cultura pernambucana e recifense", pontuou o prefeito, que assistiu a apresentação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]“É encantador! Passamos o tempo todo nos deliciando com a nossa cultura, nossa música, nossa dança e o nosso folclore. Esta é uma grande exaltação da cultura pernambucana e recifense. Saio daqui muito emocionado por assistir a esta encenação tão bonita. É um grande presente de Natal para todos nós”, pontuou Geraldo Julio, que estava acompanhado da primeira-dama Cristina Mello e dos três filhos.
O prefeito também aproveitou para cumprimentar os recifenses que foram assistir ao espetáculo, renovando seu compromisso de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida na capital pernambucana. “Que possamos, em 2014, fazer mais do que fizemos em 2013 e continuar construindo uma vida melhor para a cidade. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos trabalhando muito para transformar a nossa realidade e resgatar, acima de tudo, o nosso amor pelo Recife”, salientou.
Lançada em 1983, a peça ganhou formato de cantata natalina com a direção de Ronaldo Correia de Brito. Desde então, reúne atores, músicos e bailarinos para um dos grandes marcos do calendário da cidade. “Há pelo menos três gerações o Baile do Menino Deus é amado”, disse, com orgulho, o diretor. “Mas, no fundo, ainda me impressiona que seja tão atual e toque tanto as pessoas. Certamente por ser uma grande celebração, um ritual de nascimento ao nosso modo do menino Deus. É por ele que fazemos”, complementa.
Marconi Bispo foi um dos que saíram encantados com a produção. “É uma forma de rever o Natal com nossos elementos, com nossas cores e com a nossa forma de brincar. É também uma forma de falar da nossa cultura, de reeditar esta época natalina e os significados desta festa”, falou.