NOTÍCIAS

Cultura | 24.12.13 - 13h53

Prefeito visita casa de acolhida e leva solidariedade a idosos

[caption id="attachment_42135" align="aligncenter" width="680"] Instalado provisoriamente no Engenho do Meio, abrigo Porto Seguro terá sede reformada e entregue pela PCR no início de 2014. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio visitou, na manhã desta terça-feira (24), a Casa de Acolhida Porto Seguro. Instalado de forma provisória na Rua Benjamim Constant, no Engenho do Meio, o abrigo acolhe 20 idosos que estavam em situação de rua ou foram abandonados pela família. Nesta véspera de Natal, o prefeito levou um abraço e uma palavra de carinho e conforto aos idosos.

“A Prefeitura está reformando a sede da Porto Seguro com expectativa de entrega até para antes do Carnaval. Vamos deixá-la toda estruturada e apta às necessidades dos idosos com dificuldade de locomoção. A nova estrutura será toda acessível, inclusive com leitos adaptados para os que precisarem", explicou Geraldo Julio, se referindo à sede da casa de acolhida, na Rua Aluísio Baltar, Iputinga.

Com uma equipe de cinco profissionais por turno de 12 horas, o espaço dispõe de cuidados específicos para alimentação, saúde e bem-estar dos idosos. Técnicos de enfermagem, cuidadores, copeiros, lavadeira, porteiro e uma professora integram a equipe que os moradores chamam de “família”.

“Muitos daqui não tem parentes, casas; não têm nada. Com essa visita, trouxemos um abraço, uma aproximação e mais calor humano. Percebemos o carinho de toda a equipe que acompanha estes idosos, que fazem por eles o que queremos poder oferecer a muitos que estão abandonados pela cidade. O dia de Natal fica marcado para mim com este momento”, pontuou Geraldo Julio.

Para Rosalina Lima, 61 anos, recém saída do acompanhamento de alcoolismo em um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), a casa é um lugar muito alegre e bom de viver. “Sempre temos atividades, recebemos visitas. Temos aula de desenhos, temos uma professora que nos ensina novas coisas todos os dias. É muito bom estar aqui. Não saio daqui para voltar para as ruas”, declarou.