NOTÍCIAS

Cultura | 24.12.14 - 11h55

Prefeito reinaugura Casa de Acolhida na véspera de Natal

Nesta quarta-feira (24), o prefeito tomou café com os idosos e entregou a Porto Seguro totalmente requalificada. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)



Na véspera de Natal, os idosos da Casa de Acolhida Porto Seguro, na Iputinga, ganharam um presente que traduz o cuidado da Prefeitura do Recife com os que mais precisam. Nesta quarta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a requalificação da casa, que tem capacidade para atender 20 idosos em situação de rua ou que tiveram os laços rompidos com as famílias. Com investimento de R$ 285 mil, o local ganhou um novo piso, instalação de corrimão nos banheiros, mudança nas instalações hidráulica e elétrica, área de lazer, além da compra de vários equipamentos domésticos. Um verdadeiro lar para quem procura amparo na instituição.

“Entregamos dignidade. São idosos que agora têm quarto equipado com ar condicionado. Aqui tem carinho, cuidado. Nessa época do Natal, a gente sempre procura despertar nas pessoas esse sentimento de solidariedade, de amor ao próximo, e a Casa Porto Seguro é um exemplo disso. Os funcionários estão felizes, porque sabem que quem está sendo acolhido aqui encontra agora uma melhor condição”, afirmou o prefeito Geraldo Julio, que chegou ao local com a primeira-dama, Cristina Melo, e tomou café com os idosos do local.

A reforma da Casa de Acolhida durou oito meses. Durante o período da intervenção, os idosos foram transferidos para outro imóvel no mesmo bairro. Na Porto Seguro, são oferecidas atividades como: aula de alfabetização, caminhada matinal, além das refeições diárias. Um verdadeiro lar, como explica Salomão Antônio, 65 anos, que é o morador mais antigo da casa. “Aqui me sinto acolhido e agora mais ainda. Num ambiente organizado, não tem como não se sentir bem. Com a reforma ficou melhor ainda”, comemorou.

Dentro da requalificação, foram feitos ainda serviços de adequação de acessibilidade, alargamento de portas; troca do piso, retelhamento da casa, criação de área de convivência e lazer, pintura, troca de portas e bacias sanitárias. Foram adquiridos camas, geladeira, televisão, cadeira, sofá, uma cadeira do papai, mesas, panelas, talheres, copos, colchões, roupa de cama, mesa e banho, e ar condicionados novos.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, também acompanhou a inauguração. Na ocasião, a gestora destacou o esforço conjunto da PCR para melhorar toda a rede de assistência social do município. “Nossa meta é melhorar toda a rede e as Casas de Acolhida são prioridade. Esse é um cuidado que nosso time não vai abrir mão”, disse, depois de explicar que a Porto Seguro, antes da reforma, tinha um laudo da Defesa Civil com risco de desabamento.

Atualmente, a instituição possui um corpo de servidores composto de assistentes sociais, psicólogos (as), técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, cuidadores (as), educadores (as) sociais, cozinheiras e auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais e porteiros, totalizando 40 profissionais diaristas e plantonistas.

QUALIFICAÇÃO - Ainda no ano de 2014, dentro da perspectiva de qualificação do atendimento aos usuários, houve a troca de kombis por vans, o que melhorou sensivelmente o transporte dos (as) idosos(as), quando da necessidade de deslocamento para consultas médicas, por exemplo. No tocante aos recursos humanos, desenvolvemos um processo de capacitação para toda a equipe. No que se refere ao controle social na área de atenção aos idosos na cidade do Recife, o Ministério Público acompanha sistematicamente todas as iniciativas que a gestão desenvolve, inclusive, registrando, através de ofícios, elogios e aprovação dessas ações.