NOTÍCIAS

Cultura | 24.12.14 - 17h12

Primeira noite do Polo Pátio de São Pedro agrada ao público

Programação no polo vai até o dia 26 de dezembro com atrações diversas. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Ciranda, cavalo marinho, forró. Esses foram alguns dos ritmos que animaram a noite desta terça-feira (23) no Pátio de São Pedro, no centro do Recife. A programação do Ciclo Natalino 2014 não poderia ter começado de maneira melhor no espaço, que abrigará atrações até o dia 26 de dezembro. A promoção é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A Ciranda Mimosa, de Água Fria, foi a primeira atração da noite. O grupo, coordenado por Cristina Andrade, fez adultos e crianças se renderem ao gingado do ritmo e dançarem à vontade. Luciana Souza, mãe da pequena Jéssica de 5 anos que não parava de dançar, admirava com satisfação a filha. “Busco ensinar para ela logo de pequena a valorizar nossa cultura. Quero que ela cresça sabendo o que é bom”, afirmou. Logo em seguida, o Pastoril Profano do Véi Lumbrigueta tirou boas risadas dos presentes com suas tiradas irreverentes.

A terceira atração da noite foi a Família Salustiano e a Rabeca Encantada. O grupo, oriundo de Cidade Tabajara, em Olinda, levantou o Pátio de São Pedro, fazendo todo mundo dançar ao som do cavalo marinho, da ciranda e do forró. Um verdadeiro passeio musical pela cultura nordestina foi o convite do grupo, que contou ainda com a alegria e o colorido das coreografias dos bailarinos que finalizaram sua apresentação dançando em meio ao público.

Coube à Orquestra Contemporânea de Olinda encerrar a primeira noite do Polo Pátio de São Pedro, no Ciclo Natalino do Recife. O grupo apresentou um repertório com o melhor de suas composições distribuídas em três discos. E o público presente aprovou. “Simplesmente fantástico o trabalho que eles fazem. Não conhecia. Agora vou virar fã”, afirmou a comerciante Elisa Miranda. E a primeira noite do polo também foi elogiada por ela: “Adorei a programação de hoje. Vou tentar voltar outro dia, sim”, diz Elisa.

Nesta quarta-feira (24), as atividades no polo começam às 9h com as orquestras Som Brasil, Vienna e Heleno Ramalho.