Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 24.12.20 - 13h05

Emoção na conclusão do curso de Formação em Cerâmica Artística promovido pela PCR

img_alt

Comandada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, a qualificação integra as diretrizes do Plano de Turismo Criativo do Recife e potencializa a criatividade de artistas da cidade (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Depois de atravessar um ano tão desafiador para o Turismo, aderecistas, artesãos e moradores de comunidades que atuam com o Turismo Criativo celebraram, ontem (23), uma grande conquista. Com o encerramento do curso em Cerâmica Artística, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, uma nova perspectiva se monta a partir deste segmento do turismo que é tendência mundial. Foram, ao todo, 16 encontros contemplando duas comunidades do Recife que atuam com Turismo Criativo: Bomba do Hemetério e Totó. A última etapa será na próxima terça-feira (29), com a afixação da placa sinalizativa no Sítio de Pai Adão, em Água Fria. 

Durante a qualificação liderada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, foram desenvolvidas técnicas de modelagem em cerâmica e de trabalho em mosaico para confeccionar de forma co-criativa as placas de sinalização turística. Essas placas serão agora implantadas em locais estratégicos da cidade com potencial para o Turismo Criativo. O curso que foi oferecido era uma das diretrizes do eixo de “Estruturação” do Plano de Turismo Criativo do Recife e reuniu 12 artistas e moradores da Bomba do Hemetério e do Totó. 

“As placas de sinalização turísticas são o resultado visível desta formação, mas os resultados que tivemos são intangíveis. Os participantes trabalharam juntos em todos os momentos, desde a elaboração da ideia até o resultado final, realizando investigações sobre a história e a identidade de cada localidade. A ideia é que as placas que serão afixadas façam parte de um circuito turístico e cultural para a nossa cidade”, pontuou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

A qualificação também gerou impacto sócio territorial, desenvolvendo novas habilidades artísticas junto aos artesãos participantes e melhorando a estruturação turística dos locais. Leopoldo Nóbrega, que assinou nos últimos dois anos a escultura da alegoria gigante do Galo da Madrugada, utilizou diversas técnicas de co-criação junto aos participantes para a chegada do resultado final. 

A execução deste projeto foi pilotada pela Gerência Geral de Inovação Turística da Prefeitura do Recife. “É muito importante para a organização e sustentabilidade de destinos turísticos que haja uma combinação simultânea de ações voltadas à formação, governança e estruturação, de modo a criar profissionalismo, cultura da cooperação e organização física com espaços mais simpáticos, mimosos e identitários, capazes de revelar a essência criativa dos locais”, destacou Karina Zapata, gerente geral de inovação turística da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

Ana Corintha, integrante do Grupo Bomba Cultural, afirmou se sentir honrada com a participação. “O aprendizado foi muito rico. Tivemos a oportunidade de conviver com pessoas talentosas e com muita energia positiva. Eu já conhecia o trabalho de Leopoldo e, agora, tê-lo como mentor foi uma experiência inesquecível. Gratidão é a palavra que define o meu sentimento”, disse.

A gestão municipal tem intensificado as ações para ocupação do cenário urbano como ambiente de exposição e sinalização artística. A escolha dos equipamentos que receberão as placas de sinalização produzidas foi definida em conjunto por lideranças do Polo Cultural da Bomba e ONG Cores do Amanhã.