NOTÍCIAS

Cultura | 25.01.13 - 15h38

“Brinquem esse Carnaval com alegria e amor ao Recife”, diz Geraldo

Coletiva de imprensa para divulgação da programação do Carnaval do Recife 2013 (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Coletiva de imprensa para divulgação da programação do Carnaval do Recife 2013 (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito Geraldo Julio detalhou a programação e a decoração do Carnaval do Recife deste ano em entrevista coletiva, concedida na manhã de hoje (25), em uma casa de recepções no bairro de Boa Viagem. O gestor aproveitou a oportunidade para pedir que o folião recifense e os turistas brinquem durante os dias de folia com alegria e amor à cidade. Em 2013, a festa vai homenagear o Frevo, declarado recentemente Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o percussionista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda, que faleceu em 2012.

“Para construir esse Carnaval que a gente quer, de paz, alegria e das várias cenas culturais se apresentando, o que eu faço aqui é deixar uma mensagem para o folião recifense e para os turistas: brinquem esse Carnaval com alegria, mas, sobretudo, com amor ao Recife”, destacou Geraldo Julio, que esteva acompanhado da primeira-dama da cidade, Cristina Melo, de secretários municipais e de profissionais que participaram da organização da festa.

O primeiro Carnaval do Recife após o Frevo ter se tornado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade apresenta a grande diversidade cultural que já se tornou marca registrada da cidade. Nomes de peso da música nacional vão animar a festa nos 17 grandes palcos (oito centralizados e nove descentralizados), com destaque para Caetano Veloso, Alceu Valença, Alcione, Paulinho da Viola, Lenine, Titãs, Otto e Elba Ramalho, entre outros.

Coletiva de imprensa (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Coletiva de imprensa (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Serão cerca de 1.500 apresentações, mais de 770 desfiles de Expressões Culturais e Artísticas e mais de 300 shows - 103 deles de artistas de frevo -, entre a semana pré e o Carnaval. Os eventos acontecerão em todas as partes da cidade. Além dos 17 palcos, serão 31 polinhos e seis corredores de agremiações nas comunidades.

Geraldo Julio afirmou que a Prefeitura fez questão de construir o Carnaval com ampla participação social. Para que a folia aconteça como manda o figurino, o gestor determinou que todas as secretarias municipais se envolvessem nos preparativos da festa. “Serão mais de três mil pessoas trabalhando só na organização”, pontuou.

Geraldo Julio e Leda Alves, Secretária de Cultura (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio e Leda Alves, Secretária de Cultura (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, traduziu muito bem o sentimento que o Carnaval faz aflorar nos recifenses. “O Carnaval me consome e me alimenta. É uma química perfeita; já sinto a diferença na atmosfera. O Carnaval vem ‘frevando’ aos pouquinhos. Não tem força humana que detenha a força do frevo”, ressaltou Leda Alves, para depois classificar a festa como “vivificadora da identidade e cidadania do povo”.

Coube ao presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) e coordenador-executivo do Carnaval, Roberto Lessa, adiantar que Boa Viagem voltará a ser um polo. “Teremos atrações durante os quatro dias. Teremos orquestras e grupos de maracatu percorrendo a Avenida Boa Viagem em dois pontos: da Avenida Antônio de Góes até as imediações do Edifício Acaiaca e de lá até o Parque Dona Lindu”, explicou. A Praça de Boa Viagem também terá programações, sempre das 18 às 22h.

Antes da coletiva, o Maestro Ademir Araújo, o Formiga, ficou responsável por ministrar, ao lado da Orquestra Popular do Recife, uma verdadeira aula sobre a evolução do frevo. Foi ao som dos clarins e com a ajuda de passistas e do Bloco de Ouro que o ritmo foi reverenciado em toda a sua composição. “O frevo ajuda qualquer cidadão a defender a sua cidadania”, ressaltou Formiga. Também participaram do cortejo o Rei e a Rainha do Carnaval 2013 e o músico Claudionor Germano.

O folião que vier brincar o Carnaval no Recife encontrará em todos os polos da cidade a imagem de Naná Vasconcelos como uma espécie de fio condutor do acervo fotográfico de Alcir Lacerda, que imortalizou em belas imagens a história da cidade. Na Praça do Arsenal e no Paço Alfândega, os recifenses e turistas terão a oportunidade de apreciar uma projeção aérea da obra de Alcir. “Um complemento do maracatu e da alegria com as fotos históricas, em preto e branco, do querido Alcir”, salientou o arquiteto responsável pela decoração do Carnaval, Carlos Augusto Lyra. As ilustrações são da designer Isabela Andrade Lima.

Já o famoso Galo da Madrugada ganhou detalhes especiais. Em 2013, esse tradicional símbolo do Recife terá uma máquina fotográfica no pescoço - em homenagem a Alcir Lacerda - e um colete de Maracatu - reverenciando Naná Vasconcelos. Outra novidade da festa é “Coletor Interativo de Latinhas de Bebidas”. Para garantir a junção desse material, vários coletores estarão disponíveis na Central do Carnaval. Cada vez que um folião entregar uma latinha no setor, ganhará a chance de participar de um jogo educativo. Quem ganhar no jogo vai ser premiado com um brinde feito por material reciclado.

ABERTURA - A noite de abertura do Carnaval do Recife promete encantar pernambucanos e turistas. Ao tradicional cortejo de Naná Vasconcelos com as dez nações de maracatus de baque virado se juntarão Milton Nascimento e a cantora fadista portuguesa Carminho, todos no palco do Marco Zero para uma homenagem ao frevo. Depois, quem se apresenta é a Orquestra Popular do Recife com o maestro Ademir Araújo.

Encerrando a noite de abertura, cerca de 14 artistas farão o show "Frevo Patrimônio do Mundo”. Subirão ao palco Luiza Possi, Lenine, Otto, Armandinho, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Baby do Brasil, Roberta Sá, Genaro, Beto Ortiz, Silvério Pessoa, Nena e Ylana Queiroga e Tibério Azul.

OBS: A programação completa do Carnaval pode ser encontrada no site: www.carnavaldorecife.com.br