PCR divulga nomes que vão ocupar as Secretarias Executivas da Saúde
O secretário de Saúde, Jailson Correia, nomeou nesta sexta-feira (25), os profissionais que vão ocupar o segundo escalão da pasta na Prefeitura do Recife. A odontóloga e sanitarista Kamila Matos assumirá a Secretaria Executiva de Coordenação Geral, enquanto o médico Fernando Gusmão Filho responderá pela Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Já as Secretarias Executivas de Atenção à Saúde e Vigilância à Saúde ficarão a cargo da também médica Cláudia Miranda e da sanitarista e enfermeira Cristiane Penaforte, respectivamente. A contadora Juliana Dias vai comandar a Secretaria Executiva de Administração e Finanças.
Ex-assessora do Ministério da Saúde, Kamila Matos atuou no monitoramento das políticas prioritárias do governo. Também foi membro do grupo de Gestão e Avaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e docente da pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública. É odontóloga formada pela Universidade de Fortaleza com residência e mestrado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocruz, e tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Médica pela UFPE com residência em pediatria, Claudia Miranda, 49, é servidora de carreira da Secretaria de Saúde de Pernambuco, a qual está vinculada desde 1990. Cursou mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente na UFPE, MBA em Gestão Hospitalar do SUS, e participou do Programa de Desenvolvimento Gerencial no Instituto de Gestão (INTG). Foi gerente-médica do Hospital Agamenon Magalhães e diretora-geral do Hospital Barão de Lucena, onde atuou no período de agosto de 2009 a dezembro de 2012, assumindo a partir de janeiro deste ano cargo na Secretaria de Saúde do Recife.
Recifense, o pediatra infectologista Fernando Gusmão, 43, possui MBA em Gestão e Organização de Serviços e Sistemas de Saúde pela UPE e Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, ainda é professor da Faculdade de Ciências Médicas da UPE, onde já coordenou o curso médico. Membro-diretor da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), também atuou no Imip como gerente de risco sanitário-hospitalar e pesquisador-docente.
A enfermeira pernambucana Cristiane Penaforte também é sanitarista pela Fundação Oswaldo Cruz e epidemiologista pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (Episus), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos. Ainda é especialista em Segurança e Saúde no Trabalho e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Consultora técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS, ainda passou pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Governo do Distrito Federal. Além disso, a nova secretária-executiva já chefiou o Serviço de Vigilância Epidemiológica dos Distritos Sanitários III e IV da Secretaria de Saúde do Recife.
Especialista na área de auditoria e redução de custo, a contadora Juliana Dias, 31, é graduada pela Universidade Católica de Pernambuco e cursou Pós-Graduação em Contabilidade Governamental e Empresarial pela UFPE. Atuou como gerente-administrativa e financeira da Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI) e diretora-administrativa e financeira na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e ainda ocupou a Diretoria Financeira da Secretaria de Saúde de Pernambuco e, mais recentemente, a Diretoria Administrativa e Financeira de Suape.