Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 25.01.16 - 16h00

Zona Oeste recebe mais árvores

Oito ruas do bairro da Várzea estão sendo arborizadas pela Prefeitura do Recife. O plantio, iniciado dia 15, prossegue até a segunda-feira (25). Ao todo são 70 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê, pau-de-jangada e acácias.

As mudas têm cerca de 1,8 metro. A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, por meio do mecanismo de compensação ambiental.

Além do plantio, a compensação ambiental prevê a manutenção das
plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo,irrigar). Em caso de morte da árvore nesse período, é necessário fazer o replantio.

A iniciativa integra um Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAV), um dos mecanismo de compensação ambiental. Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo da instituição privada. "Já a fiscalização é de nossa responsabilidade", destaca o gerente-geral de Controle Ambiental da Smas, Edson Simões, que vistoriou o plantio nesta sexta (22).

A dona de casa Vera Lúcia Campelo, 62 anos, mora na Praça da Várzea e recebeu uma muda de ipê na calçada de sua casa. "Espero que em breve tenhamos sombra", festeja. A comerciante Elisabeth Ferreira dos Santos, 44, mora na Mario Pederneiras e acredita que, além da sombra, a árvore embelezará a frente da sua casa.