NOTÍCIAS

Infraestrutura | 25.01.17 - 16h11

Prefeitura do Recife promove plantio e adoção de árvores na Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem

img_alt

O “Adote uma árvore” é uma iniciativa piloto do município para engajar população no cuidado com o meio ambiente. Mudas foram plantadas nesta quarta-feira (25), com a presença dos moradores (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Onze árvores da Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, já contam com um padrinho exclusivo para cuidar da sua manutenção. A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), lançou o projeto “Adote uma árvore”, uma iniciativa piloto que busca engajar a população no cuidado com o meio ambiente, a partir da adoção das plantas. Na manhã desta quarta-feira (25), o município realizou o plantio das mudas com os adotantes. Na ocasião, houve a entrega da certidão de nascimento e a instalação das placas de identificação dos vegetais.

“O projeto consiste em fortalecer a parceria com a própria população e foi muito bem recebido aqui. A ideia é que o adotante zele pela espécie, além de poder homenagear alguém ao ‘batizar’ a planta. Nosso intuito agora é expandir a iniciativa para outros locais da cidade, estimulando cada vez mais a consciência ambiental.”, explica a assessora socioambiental da Emlurb, Jane Correia.

Nas últimas duas semanas, agentes da Assessoria Socioambiental (ASA) e técnicos da Sementeira Municipal, ambos da Emlurb, realizaram vistorias, entrevistas e reuniões com a comunidade. Os moradores e comerciantes participaram diretamente da ação e escolheram, a partir de um catálogo com variedades de árvores indicadas pela Sementeira, as espécies plantadas no local. As mudas escolhidas foram a Ipê-de-Jardim, popularmente conhecida como paudarquinho, e a Flanboyant- Mirim.

Para o morador João Caetano Rodrigues, síndico do Edifício Rondônia, a ação é importante porque estimula a participação do povo na gestão. “Eu achei ótimo e estou muito satisfeito por participarmos desse projeto. Vamos cuidar dessas árvores como cuidamos do nosso canteiro interno”, disse. Das onze árvores, três ficaram sob os cuidados do condomínio. As demais foram divididas entre o Studio K2, o Edifício Nossa Senhora do Carmo e a Churrascaria Pajuçara.

Quem quiser fazer parte do projeto pode entrar em contato com a Emlurb por meio da Central 156 ou pelo telefone 3355.5524.

OBRA – A Dom José Lopes está passando por uma importante obra de drenagem e pavimentação para solucionar um problemas histórico de alagamento na via. Já foi finalizado o trecho que vai da Rua Fernando Simões Barbosa até a Avenida Hélio Falcão, onde foram implantados 250 metros de tubulação. A segunda etapa da obra corresponde à extensão que vai da Avenida Hélio Falcão até a Visconde de Jequitinhonha. O trecho está em fase final de execução. O investimento total é de R$ 1,1 milhão.