NOTÍCIAS

| 25.01.24 - 11h38

Frevo, Maracatu e afoxé marcam oito prévias gratuitas neste final de semana

img_alt

Final de semana traz dois dias de carnavais saudosos na Rua da Aurora, finalíssima do Rei e Rainha, Carnaval Sem Barreiras, concurso de passistas, ensaio coletivo de nações de maracatus e ensaio de Afoxés para a cerimônia do Ubuntu. (Foto: Sérgio Bernardo/PCR Imagem)

 

O maior Carnaval em linha reta continua embalando cidadãos e turistas com ofertas gratuitas de prévias espalhadas pelos mais diversos locais da cidade. Com programação para todas as idades, o destaque fica por conta da Aurora dos Carnavais que, de forma inédita, acontecerá durante dois dias em Santo Amaro, no sábado e no domingo. O sábado também será marcado pela finalíssima da disputa mais acirrada das prévias, a de Rei e Rainha do Carnaval 2024. No domingo, o Pátio de São Pedro será palco do ensaio do Ubuntu, quando 26 Afoxés exaltam a força da ancestralidade negra. Confira o calendário.

Sexta (26) - Ensaio coletivo de Nações de Maracatu -  A partir das 19h, a rua da Moeda vai concentrar o ensaio coletivo das Nações Xangô Alafim, Estrela Dalva, Encanto do Pina, Estrela Brilhante e Cambinda Estrela. Esta é mais uma etapa dos preparativos para o Tumaraca - Encontro de Nações, espetáculo que irá acontecer no dia 8 de fevereiro (quinta) e homenageia Naná Vasconcelos com um inédito encontro com o Olodum. O espetáculo do dia 8 trará ainda o pianista Amaro Freitas, além do multiartista Lucas dos Prazeres, entre outros. 

Sexta (26) - Concurso de Passistas - A partir das 18h, o Pátio de São Pedro abrigará a segunda etapa do Concurso de passistas. Em palco e acompanhados de orquestra, irão competir as categorias Passista Infantil Masculino (06 a 11 Anos); Passista Juvenil I Feminino (12 a 14 Anos); Passista Juvenil II Masculino (15 a 17 Anos); Passista de Rua Feminino (a partir dos 18 Anos); e Passista Adulto Masculino (a partir dos 18 Anos). A premiação total do concurso é de R$ 26,6 mil.

Sábado (27) - Carnaval sem Barreiras - A partir das 10h, a arena do Praia Sem Barreiras, que fica na altura da rua Bruno Veloso, em Boa Viagem, promove uma folia inclusiva com o Carnaval Sem Barreiras. Orquestra de frevo irá animar o banho de mar assistido que funciona regularmente no local e o evento contará ainda com a presença do rei e da rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência, eleitos no último dia 19, em seletiva realizada no Compaz Dom Helder Câmara.

Sábado e domingo (27 e 28) - Aurora dos Carnavais - O 25º Encontro de Blocos de Pau e Cordas – Aurora dos Carnavais ganhou mais um dia de folia de carnavais saudosos. O cortejo tomará conta da Rua da Aurora, no Centro do Recife, neste sábado (27) e domingo (28), com um desfile que contará com a participação de 27 agremiações ao todo, além de três convidados e quatro participações especiais.  O sábado reserva um momento especial com o batismo do Bloco Magia Lírica e a participação dos blocos Sonho e Fantasia, Folguedos de Surubim, Flor do Eucalipto, Verde Linho, Lira do Carpina, Sempre Feliz, Eu Quero Mais, Das Flores, Flores do Paulista, Compositores e Foliões, Flor da Lira de Olinda, Utopia e Paixão. Já no domingo, a folia continua com a apresentação dos blocos Flor do Tamarindo, Flabelo do Amor, Cordas e Retalhos, Das Ilusões, Confete e Serpentina, Seresteiros de Salgadinho, Flabelo Encantado, Com Você no Coração, Flores do Capibaribe, Amantes das Flores, Boêmios da Boa Vista, Batutas de São José, Bloco da Saudade, Damas e Valetes.

Sábado (27) - Ensaio Tumaraca - No Córrego do Jenipapo, na Macaxeira, a Nação Tupinambá sedia o ensaio local para o Tumaraca em companhia do Grupo Voz Nagô. O evento começa às 19h.

Sábado (27) - FInalíssima de Rei e Rainha do Carnaval 2024 - A partir das 20h, o Pátio de São Pedro se transforma no palco da disputa mais acirrada das prévias carnavalescas. Ao som de orquestra de frevo, 30 postulantes a rei e rainha estão no páreo para  definir o trono momesco de 2024. As realezas eleitas cumprirão uma extensa agenda de compromissos durante toda a festa. Cada monarca de Momo receberá uma premiação de R$ 30 mil. 

Domingo (28) - Ensaio Ubuntu - No próximo domingo, a partir das 17h, o Pátio de São Pedro sediará o primeiro ensaio geral de 29 afoxés para o ritual de limpeza que busca proteção, paz e boas energias para o Carnaval. A cerimônia está agendada para a quinta-feira de abertura do Carnaval (08) e terá início às 6h com a preparação do banho de ervas. A concentração dos afoxés será à tarde, seguida pela lavagem da Avenida Rio Branco até o ponto zero da cidade do Recife, convidando os foliões a levarem consigo suas melhores energias, abrindo os caminhos para o Carnaval passar. Ao final do percurso, as agremiações subirão ao palco do Marco Zero, onde cada Afoxé entoará uma música do grupo em reverência aos Orixás, com a participação especial da cantora, mulher negra e candomblecista Mariene de Castro.

 

ASSUNTOS: