Prefeitura inicia plano de ordenamento e requalificação do Mercado de Afogados
(Foto: Carlos Oliveira/PCR)[/caption]
A Prefeitura do Recife deu o primeiro passo, neste domingo (24), no projeto de ordenamento e requalificação do entorno do Mercado de Afogados. Nas primeiras horas da manhã, os ambulantes instalados na Estrada dos Remédios começaram a ser relocados temporariamente para a Rua Acre. A operação, coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, ocorreu sem transtornos.
Nesse primeiro momento, o objetivo é liberar a Estrada dos Remédios para os ônibus de 15 linhas que passam pelo local e para o pedestre, já que as barracas ocupavam calçadas e faixas de rolamento. No entanto, a área passará por um choque de urbanização, com reformas das calçadas, novo plano de circulação de veículos e construção de estacionamento.Os feirantes permanecem na Rua Acre até que o terreno, comprado pela prefeitura a poucos metros do mercado, seja reformado para recebê-los. A prefeitura pretende iniciar as obras no espaço ainda no primeiro semestre.
“É uma determinação do prefeito Geraldo Julio, melhorar o entorno dos mercados. Nesse primeiro passo, vamos melhorar a mobilidade, principalmente dos ônibus e dos pedestres. Mas vamos também reformar as calçadas, fazer um plano de circulação e construir um estacionamento”, destacou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, que esteve no mercado para acompanhar a ação.
Essa é a terceira operação de ordenamento no entorno de mercados públicos realizada pela prefeitura em menos de dois meses – antes foram feitas ações em Beberibe e Água Fria. A ação de Afogados aconteceu no domingo para evitar transtornos no trânsito da cidade.
Na ação, participaram cerca de 200 pessoas da Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Gerência de Apreensão (Geap), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal, Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), Emlurb, Secretaria de Saúde do Recife, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Para a operação, a CTTU realizou o bloqueio, com blocos de concreto, da Rua Acre, no trecho que fica em frente ao Mercado de Afogados, entre a Estrada dos Remédios e a Rua General Christovam Colombo de Souza. Esse ponto será reservado para a permanência dos comerciantes da feira. Para garantir o acesso e mobilidade na sua continuidade, a Rua Acre, entre a Rua Nicolau Pereira e a Rua General Christovam Colombo de Souza, passa a ser mão-dupla e com proibição de estacionamento nos dois lados.
Terreno – Os ambulantes relocados para a Rua Acre permanecem na via até que o terreno comprado pela prefeitura seja readequado. O terreno, de 3,6 mil metros quadrados, fica na Rua Chistovam Colombo de Souza, a poucos metros do mercado. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano já começou a trabalhar no projeto para o espaço.
Linhas de ônibus que passam pela Estrada dos Remédios – TI Aeroporto / TI Afogados, Bongi (Afogados), Mangueira, Bongi, Jardim São Paulo (Bacurau), Casa Amarela/CDU (TRT), Estrada dos Remédios, San Martin (Largo da Paz), CDU/Torrões (Via San Martin), Cidade Universitária, Vasco da Gama/Afogados, Beberibe/Afogados, Dois Unidos/Afogados, Caixa D´água/Afogados e PE-15/Afogados.