NOTÍCIAS

| 25.02.15 - 16h08

Combate à tuberculose mobiliza Unidades de Saúde da Família do Recife

Equipamento disponível na rede municipal contribui no diagnóstico precoce

Até o dia 27 de março, a Secretaria de Saúde do Recife realiza no Distrito Sanitário I uma campanha de combate à tuberculose. Técnicos de seis Unidades de Saúde da Família (USFs) vão circular por vários bairros em busca de possíveis casos da doença. A USF Coque é a primeira a receber a ação, que acontece até sexta-feira (27).

A expectativa é que cerca de 320 usuários das USFs São José do Coque, Coque, Cabanga, Coelhos I, Coelhos II e do PACS Boa Vista sejam monitorados. Os profissionais vão de casa em casa buscando pacientes sintomáticos e orientando a população sobre a doença.

Entre os sintomas buscados pelos técnicos das equipes de saúde estão tosse contínua, dor no peito e emagrecimento. Caso haja suspeita, o paciente será encaminhado para a USF correspondente ao seu bairro para o tratamento. Também é oferecido teste rápido de HIV nas unidades participantes.

Gene Xpert - Para a realização dos testes rápidos de tuberculose será utilizada a máquina Gene Xpert, que realiza cerca de 40 exames por dia através de demanda espontânea do Sistema Único de Saúde (SUS). O laboratório municipal de Saúde Pública do Recife foi o primeiro do Nordeste a obter a máquina. O equipamento acelera o diagnóstico da doença, obtendo resultado 24 horas após o recebimento da amostra. Com o diagnóstico mais rápido, o tempo para o início do tratamento é reduzido.

Segundo Ana Albertina, supervisora do setor de Tuberculose do Laboratório Central Julião, os principais fatores de risco da doença são questões socioeconômicas, alcoolismo e doenças imunossupressoras. Dados apontam que a taxa de mortalidade no Recife é de 8 óbitos por 100.000 habitantes (2012). No ano passado, 131 casos de tuberculose foram registrados na rede municipal, e cinco novos casos já foram identificados este ano.

 

Confira o calendário completo do Distrito Sanitário I:

Semana de 23 a 27 de Fevereiro de 2015: USF Coque (Equipe I e IV)

Semana de 2 a 06 de Março de 2015: USF Coque (Equipe II e III)

Semana de 9 a 13 de Março de 2015: USF Cabanga e São José (Equipe I)

Semana de 16 a 20 de Março de 2015: USF São José Coque (Equipe II)

Semana de 23 a 27 de Março de 2015: USF Coelho I e II e Pacs Boa Vista