Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.02.16 - 15h11

Prefeito destaca ações contra as drogas na abertura de Seminário sobre Comunidades Terapêuticas no Recife

img_alt

Evento segue até esta sexta (26) e vai discutir o Marco Regulatório do segmento. Geraldo apresentou ações desenvolvidas pela Prefeitura para a área. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta quinta-feira (25), da abertura do 1º Seminário Nordestino de Capacitação para Comunidades Terapêuticas, que reúne especialistas de todo o Brasil sobre o tema. O objetivo, entre outras coisas, é discutir temas de interesse do segmento, como o Marco Regulatório do funcionamento das comunidades, e os avanços e desafios dessas comunidades. Geraldo aproveitou a oportunidade para apresentar um pouco do trabalho desenvolvido na gestão municipal e recebeu elogios de várias instituições sobre o que está sendo feito no Recife através da Prefeitura. 

“É muito importante este seminário estar acontecendo na nossa cidade e que possa servir de exemplo para que cidades do Brasil inteiro possam acompanhar este movimento. Aqui eles vão discutir o Marco Regulatório e o trabalho das comunidades terapêuticas de uma maneira geral, que vêm salvando muitas vidas na nossa cidade e no Brasil inteiro”, disse Geraldo. O prefeito aproveitou para ressaltar algumas das ações desenvolvidas pela gestão nessa área, com destaque para o Programa Foco. “Nós já formamos, através do programa Foco, 1.600 jovens que atuam dentro das comunidades com a prevenção e conversando com outros jovens”, acrescentou. 

Geraldo ainda lembrou do edital lançado no final de 2015 com o objetivo de contratar vagas em comunidades terapêuticas para pessoas usuárias de drogas. O objetivo é que a Prefeitura financie 150 bolsas, no valor de R$ 40 por pessoa por dia, para adolescentes e adultos, munícipes do Recife, em comunidades terapêuticas. A intenção é ofertar uma rede complementar de acolhimento às pessoas com problemas decorrentes do abuso ou dependência de substâncias psicoativas. 

 

 

“Este tema está inserido na Política de Enfrentamento às Drogas da Prefeitura. Dentro da área de tratamento, o prefeito trabalha uma situação que não existia no Recife. Hoje nós temos uma política direcionada às comunidades terapêuticas, com uma linha de financiamento para as que querem aderir. Nas comunidades habilitadas, o usuário recebe uma bolsa de R$ 40 por dia enquanto estiver fazendo o tratamento. É muito importante este momento que a sociedade está vivendo em entregar essas políticas afirmativas de enfrentamento às drogas”, explicou a secretário de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Aline Mariano. A pasta foi criada na atual gestão. 

O Seminário ocorre nesta quinta e sexta-feira com várias lideranças da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact). O evento é organizado em parceria com a Federação Pernambucana de Comunidades Terapêuticas, que é presidida pela Missionária Michelle Collins. Michelle ressaltou a importância de se discutir o tema na cidade. “Para nós é uma satisfação muito grande em trazer este seminário para o Recife, já que ocorreria em Belo Horizonte. O seminário reúne cerca de 90% das comunidades terapêuticas do estado de Pernambuco e que fazem atendimento voluntário. O objetivo principal é discutir o Marco Regulatório, que regulamento as comunidades terapêuticas”, disse.