Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.02.21 - 18h24

Idosos com 78 e 79 anos já podem agendar vacinação contra a covid-19 no Recife

Acesso ao Conecta Recife foi normalizado na tarde desta quinta (25) e mais de 4 mil pessoas já agendaram para tomar a vacina amanhã

Idosos com idades entre 78 e 79 anos já podem agendar a vacinação contra o novo coronavírus no Recife. A ampliação da imunização foi anunciada pelo prefeito João Campos nesta quinta-feira (25), após o recebimento de um novo lote de doses da vacina. Devido à alta demanda, o sistema Conecta Recife precisou passar por ajustes no início da tarde desta quinta-feira  e tinha previsão de retomar a operação às 18h. No entanto, o agendamento já estava ocorrendo normalmente a partir das 16h da tarde. Até o início da noite, 4.641 pessoas, já haviam agendado a vacinação em um dos pontos da capital já para esta sexta-feira (26), das quais 906 já são do novo grupo prioritário. 

"A gente anunciou hoje o agendamento para as pessoas com 78 e 79 anos de idade, a demanda foi muito grande no início do dia e a gente teve que suspender o Conecta para fazer uma manutenção e anunciamos que a partir das 18h estaria funcionando, mas nós conseguimos antecipar, desde as 16h que está aberto. Está aberto, está funcionando”, disse o prefeito João Campos. “Você que conhece alguém que tem 78 ou 79 anos, ajuda essa pessoa a fazer o agendamento e a partir de amanhã já pode se vacinar”, completou. 

A ampliação do público alvo foi possível após a capital pernambucana receber, na última quarta-feira (24), novas doses da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Governo Federal. O Recife recebeu até agora 111.560 doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 16.520 doses da AstraZeneca, de Oxford. 

O agendamento deve ser realizado através do site  www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. A população residente no Recife poderá fazer o cadastro e, se estiver entre os grupos prioritários, agendar o dia, hora e local para receber a imunização. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

O Plano Recife Vacina disponibiliza nove centros de vacinação distribuídos por várias regiões da cidade: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza também cinco pontos de drive-thru, que funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. 

BALANÇO - Desde o início da vacinação no Recife, em 18 de janeiro, 84.502 doses do imunizante contra Covid-19 já foram aplicadas. Ao todo, 71.187 pessoas que vivem na capital pernambucana já foram vacinadas. Dessas, 13.315 receberam as duas doses do imunizante e concluíram o esquema vacinal.  

VACINÔMETRO - A população pode acompanhar o plano Recife Vacina através do Vacinômetro (disponível em https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/ e no app Conecta Recife). A ferramenta permite o acesso a dados como o número total de doses recebidas e relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. Além disso, é possível acessar todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.

AQUISIÇÃO DE VACINAS - O prefeito João Campos anunciou, nessa quarta-feira (24), em Brasília, que a capital pernambucana irá retomar as tratativas junto aos laboratórios para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar Estados e municípios a adquirirem doses de imunizantes em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para garantir a proteção da população. 

As equipes da Prefeitura do Recife já estão buscando laboratórios de todo o mundo que tenham capacidade de vender a vacina para o Recife. Também está sendo avaliada a criação de uma frente junto com outros municípios, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para se construir um consórcio, que poderá adquirir vacinas e distribuir aos municípios.