Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.02.22 - 09h24

Prefeitura do Recife entrega mais de 5 km de ciclofaixas em várias áreas da cidade

img_alt

Ciclofaixas João de Barros, Nunes Machado, Torre, Parque das Graças e Bruno Veloso vão atender, principalmente, áreas escolares e de parques, para promover a mobilidade sustentável desde a primeira infância. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Para garantir mais segurança viária aos ciclistas e estimular a mobilidade ativa, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou, nesta quinta-feira (24), mais 5,5 km de rotas cicláveis para incrementar a malha cicloviária da cidade, que hoje já soma 164,5 km. Os novos equipamentos, que estarão nos bairros da Torre, Graças, Boa Viagem e Boa Vista, vão atender áreas de escolas, creches e parques, e têm o potencial de incentivar crianças e adolescentes à prática da mobilidade ativa. Os projetos foram desenvolvidos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS).

A Ciclofaixa Nunes Machado (0,5 km) segue pelas ruas da Soledade, Nunes Machado, Avenida João de Barros até a Rua Joaquim Felipe, onde se conecta com a 3º Etapa da Ciclofaixa Boa Vista, e em seguida com a Ciclofaixa João de Barros que possui cerca de 1 km de extensão, utilizando as ruas dos Palmares, Doutor Carlos Chagas e Avenida João de Barros (no sentido Conservatório Pernambucano de Música e a Ponte do Viaduto João de Barros). A implantação vai beneficiar mais de 2.100 ciclistas que trafegam diariamente na Avenida João de Barros, um número que tende a aumentar com a nova infraestrutura. As novas rotas vão se interligar a equipamentos já existentes na área central como as rotas Jornalista Graça Araújo, Professor Josias de Albuquerque e Boa Vista. Na Zona Norte, a Rota Parque das Graças tem 0,2 km na nova Avenida Beira Rio, contornando a área do novo parque urbano conectando com a Ciclofaixa Amélia, Rua do Futuro e toda a Zona Norte e Centro da cidade.

Na Zona Oeste, a Ciclofaixa Torre foi entregue com 2,8 km de extensão e contempla áreas de praças, creches e escolas, fazendo conexões importantes com a Ciclofaixa Maurício de Nassau, Ciclofaixa Inácio Monteiro, Ciclofaixa Antônio Curado, Ciclofaixa CDU entre outras. O equipamento recebeu, ainda, paraciclos próximos às áreas escolares. O percurso da ciclofaixa tem início na Rua Conselheiro Theodoro e segue pela Praça Professor Barreto Campelo, as ruas Marquês de Maricá, Dianópolis, Odete Monteiro, formando um circuito para bicicleta. Além de utilizar as ruas Dez de Novembro, Tomaz Gonzaga e Souza Bandeira. Já na Zona Sul, a Ciclovia Bruno Veloso, com 1 km de extensão, vai se conectar à Ciclofaixa João de Medeiros e futuramente com a Ciclofaixa Geraldão. Com os novos equipamentos, serão 90 km conectados entre a Zona Sul e a Zona Oeste da cidade.

OUTRAS INTERVENÇÕES PARA PRIMEIRA INFÂNCIA – Durante o ano de 2021, técnicos e gestores da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) passaram por uma formação continuada sobre projetos de mobilidade focados na primeira infância, realizada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e as necessidades para tornar a mobilidade de áreas como parques, praças, escolas e creches mais acessíveis a crianças e seus responsáveis. O esforço da Prefeitura do Recife em adaptar a cidade para a primeira infância, período compreendido entre 0 e 6 anos, contemplando, principalmente, pais e suas crianças, já resultou em outros projetos de mobilidade ativa. A Zona 30 da Ilha do Leite, por exemplo, proporcionou ampliação da área de pedestres e implantação de uma nova rota cicloviária nas proximidades de escolas no bairro. Foi implantado, também, um redesenho urbano no entorno da Praça de Campo Santo, em Santo Amaro, que beneficiou a travessia de pedestres estudantes da área. Na proximidade de parques como o da Jaqueira e o Treze de Maio foram implantadas novas ciclofaixas e, ainda, redesenho urbano com adequação de velocidade regulamentada nas vias do entorno. Esses projetos contemplam crianças e seus responsáveis e garante o fomento à mobilidade ativa desde a infância.