NOTÍCIAS

Cultura | 25.03.15 - 21h35

Força-tarefa da PCR vai recuperar e colocar para adoção cães abandonados em imóvel no Recife

Encaminhamentos foram feitos em audiência convocada pelo MPPE, através da Promotoria de Meio Ambiente da Capital, que delegou atribuições ao CVA, Seda, Vigilância Sanitária e ao proprietário da casa

Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (25), uma audiência convocada pelo Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Capital, que tratou dos encaminhamentos que serão dados aos cerca de 80 cachorros encontrados em situação de maus-tratos num imóvel no bairro da Encruzilhada, na última quinta-feira (19). Participaram da audiência representantes de entidades protetoras de animais, do proprietário da casa, além da Prefeitura do Recife, por meio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA) e da Vigilância Sanitária.

A operação de cuidados intensivos desses animais começa já nesta quinta-feira (26), com o transporte do primeiro grupo a ser tratado, os 20 cães em situação mais urgente. No próximo domingo (29), a Seda realizará um evento de adoção na área externa do Shopping Rio Mar e os animais que estiverem aptos e saudáveis estarão disponíveis para serem acolhidos por novos tutores.

Na reunião, o promotor Geraldo Magela, acatou a maior parte das sugestões feitas pelos órgãos da PCR junto com o proprietário do imóvel e a contento das entidades protetoras. Ficou então, a cargo do CVA, o recolhimento dos animais para o centro, onde serão identificados, higienizados e vacinados. Das atribuições da SEDA estão a consulta clínica dos cães, castração, medicação e acompanhamento da fase pós-operatória, a microchipagem, além da responsabilidade de encontrar novos lares para estes animais, seja através de eventos de adoção ou parcerias com entidades protetoras.

Para o gerente da área de Medicina Veterinária da Seda, Robson Melo, os encaminhamentos foram satisfatórios para todas as partes e o próximo passo é cuidar desses cães tão maltratados. "Desde que recebemos a denúncia, a Prefeitura do Recife se colocou inteiramente disponível para fazer o que for necessário no sentido de cuidar de forma urgente da saúde dos animais. No entanto, é preciso juntar forças com o CVA e a Vigilância Sanitária para que possamos agilizar ao máximo este processo e tirar os animais do sofrimento", destacou.

"É importante lembrar que a população, a vizinhança, precisa denunciar essas práticas pois não há como prevenir ou a Prefeitura sozinha descobrir o que acontece nas residências. A recuperação desses animais só está sendo possível porque houve uma denúncia e o proprietário está colaborando muito com a causa, porque ele poderia ter sido omisso e abandonado esses cachorros na rua", reconheceu o promotor Magela.

O proprietário do imóvel se comprometeu com o prazo de 90 dias, tempo em que a casa ficará ocupada pelos animais, os quais serão levados ao CVA para tratamento e voltam para a residência onde ficarão divididos em cômodos separados, até que tenham novo destino.