NOTÍCIAS

| 25.03.15 - 11h29

Moradores de rua receberão resultado do teste de tuberculose em 24 horas

Campanha de busca de casos continua até maio nos bairros centrais do Recife. (Foto: Irandi Souza/ PCR)

Cerca de 80 pessoas em situação de rua fizeram teste de prevenção contra tuberculose, numa iniciativa da Campanha Municipal de Combate à Tuberculose, realizada pela Secretaria de Saúde do Recife ontem, terça-feira (25). Com o slogan “Tuberculose: Diagnosticar, tratar e curar!”, a ação teve a coordenação do Programa de Doenças Negligenciadas (Sanar/Recife), dos programas Consultório de Rua e Consultório Na Rua, com os profissionais ofertando serviços de saúde no Centro Pop Glória e realizando busca ativa pela cidade.

A ação teve início às 8h, com equipes realizando coleta de escarro para o exame de BK (Bacilo de Koch), testes rápidos de HIV, aferição de pressão e exame de glicose. Agentes de saúde passaram por vários bairros realizando busca ativa com a população de rua, procurando por possíveis sintomas. José do Carmo Francisco, 40 anos, frequenta o Centro Pop Glória há vários anos, e aprovou a ação. “Venho para o Centro comer e tomar banho, e gostei muito de ter ações de saúde aqui”, contou José.

Ariane Bezerra, coordenadora do Sanar/Recife, explica como os resultados serão entregues e os encaminhamentos para o tratamento na rede de saúde do Recife. “O diagnóstico será entregue a cada participante, em torno de 24 horas, e para os casos identificados como positivo de Tuberculose, o paciente será encaminhado à Policlínica Gouveia de Barros, que é referência no tratamento da doença.

Campanha – Já a campanha de combate à tuberculose realizada pela Secretaria de Saúde do Recife, no Distrito Sanitário I – Boa Vista, Cabanga, Coelhos, Ilha do Leite, Ilha Joana Bezerra, Paissandú, Recife, São José, Santo Amaro, Santo Antônico e Soledade -, continuará até o dia 15 de maio.

Técnicos de seis Unidades de Saúde da Família (USFs) vão circular pelos bairros em busca de possíveis casos da doença. A USF Santo Amaro I será a primeira a receber a ação, que vai de 06 a 10 de abril. A expectativa é que cerca de 520 usuários sejam monitorados. Caso haja suspeita, o paciente será encaminhado para a USF correspondente ao seu bairro para o tratamento adequado. Desde janeiro de 2015 já foram descobertos cerca de 270 casos novos de Tuberculose em Recife.