Moradores de rua receberão resultado do teste de tuberculose em 24 horas
Cerca de 80 pessoas em situação de rua fizeram teste de prevenção contra tuberculose, numa iniciativa da Campanha Municipal de Combate à Tuberculose, realizada pela Secretaria de Saúde do Recife ontem, terça-feira (25). Com o slogan “Tuberculose: Diagnosticar, tratar e curar!”, a ação teve a coordenação do Programa de Doenças Negligenciadas (Sanar/Recife), dos programas Consultório de Rua e Consultório Na Rua, com os profissionais ofertando serviços de saúde no Centro Pop Glória e realizando busca ativa pela cidade.
A ação teve início às 8h, com equipes realizando coleta de escarro para o exame de BK (Bacilo de Koch), testes rápidos de HIV, aferição de pressão e exame de glicose. Agentes de saúde passaram por vários bairros realizando busca ativa com a população de rua, procurando por possíveis sintomas. José do Carmo Francisco, 40 anos, frequenta o Centro Pop Glória há vários anos, e aprovou a ação. “Venho para o Centro comer e tomar banho, e gostei muito de ter ações de saúde aqui”, contou José.
Ariane Bezerra, coordenadora do Sanar/Recife, explica como os resultados serão entregues e os encaminhamentos para o tratamento na rede de saúde do Recife. “O diagnóstico será entregue a cada participante, em torno de 24 horas, e para os casos identificados como positivo de Tuberculose, o paciente será encaminhado à Policlínica Gouveia de Barros, que é referência no tratamento da doença.
Campanha – Já a campanha de combate à tuberculose realizada pela Secretaria de Saúde do Recife, no Distrito Sanitário I – Boa Vista, Cabanga, Coelhos, Ilha do Leite, Ilha Joana Bezerra, Paissandú, Recife, São José, Santo Amaro, Santo Antônico e Soledade -, continuará até o dia 15 de maio.
Técnicos de seis Unidades de Saúde da Família (USFs) vão circular pelos bairros em busca de possíveis casos da doença. A USF Santo Amaro I será a primeira a receber a ação, que vai de 06 a 10 de abril. A expectativa é que cerca de 520 usuários sejam monitorados. Caso haja suspeita, o paciente será encaminhado para a USF correspondente ao seu bairro para o tratamento adequado. Desde janeiro de 2015 já foram descobertos cerca de 270 casos novos de Tuberculose em Recife.