NOTÍCIAS

Cultura | 25.03.15 - 21h49

PCR inicia obra de contenção de encosta no Burity

Serviços fazem parte das ações de prevenção inseridas na Operação Inverno. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

O prefeito Geraldo Julio acompanhou, no final da tarde desta quarta-feira (25), o início das obras de contenção de encosta da Rua Maria do Carmo, no Burity, bairro da Macaxeira. A intervenção faz parte de um pacote de 26 obras em áreas de morro de todo o Recife, que estão sendo iniciadas neste primeiro semestre. Executado pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), o trabalho está inserido nas ações estruturadoras da Operação Inverno 2015.

“Nós temos um conjunto de ações dentro da Operação Inverno. Esta aqui é uma ação estruturante e definitiva. Muitas casas no Burity serão protegidas e os moradores no entorno não vão se preocupar com a questão da segurança. Eles agora vão ficar tranquilos, sabendo da obra de contenção feita pela Prefeitura”, destacou o prefeito.

A empresa vencedora da licitação está realizando a construção de um muro de arrimo de 44 metros de extensão por 2,5 de altura. Também está prevista a instalação de uma tela argamassada de 249 metros quadrados em toda a encosta. O serviço deverá ser executado em quatro meses e o valor investido é de R$ 391 mil. A obra beneficiará diversos imóveis em áreas de risco na localidade.

Uma das residências beneficiadas diretamente é a da aposentada Zenaide Lopes, de 60 anos. Em tempo de chuva, a moradora revelou que não conseguia ficar tranquila dentro de casa e chegava a tirar a família do imóvel. “Estava esperando esta obra há 25 anos. Esta barreira já caiu e a gente já precisou sair de casa algumas vezes. Minha sensação agora é de alívio. Agradeço demais ao trabalho da Prefeitura”, disse.

A obra no Burity é a primeira de um pacote de 26 que serão iniciadas pela Prefeitura dentro da Operação Inverno. Localidades como o Brejo da Guabiraba, Nova Descoberta, Alto José Bonifácio, Jordão Baixo, entre outras também receberão intervenções. “Estas são obras estruturadoras e definitivas, que trazem mais segurança para os moradores. Somente no primeiro lote de ações em áreas de morro, temos um investimento de R$ 5,4 milhões em oito obras em todo Recife”, explicou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Victor Vieira.