NOTÍCIAS

Cultura | 25.03.15 - 10h06

PCR promove roda de diálogo em comemoração ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Gerência de Igualdade Racial está à frente do ciclo de debates e, até o final do ano, realizará novas rodadas com foco na educação, cultura e turismo etnico-racial, além do mercado de trabalho e juventude negra

Em comemoração ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, que acontece no dia 21 de março, a Gerência de Igualdade Racial, da Prefeitura do Recife, inicia nesta quarta-feira (25), um ciclo de debates sobre o assunto, no sentido de refletir sobre a história do combate ao racismo. A primeira rodada de diálogo começa com o tema "Os impactos psicossociais e psicossomáticos do racismo na população negra e de terreiro", das 14h às 17h, no Museu da Abolição, no bairro da Madalena.

A mesa será coordenada por Preta MC (Jaqueline Cíntia), cantora de rap e que, atualmente, está à frente do movimento Encrespa Geral, que trabalha com questões raciais e identidade negra através da assunção do cabelo. O palestrante convidado é o psicólogo Felipe Rios, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do programa de pós-graduação em psicologia, mestre em Antropologia pela UFPE e doutor em saúde coletiva pela UFRJ. Rios trabalha, principalmente, com os temas: direitos sexuais, homossexualidade, HIV/Aids, juventude e saúde sexual, além de programas de saúde comunitária.

Para Samuel da Luz, coordenador do programa de Combate ao Racismo Institucional do Recife e gerente de Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da PCR, o momento é de reflexão e discussão do combate ao racismo em diversos âmbitos. Segundo ele, o ciclo de debates está dentro do programa de Combate ao Racismo Institucional, e, a primeira rodada tem foco na questão da saúde mental em virtude do programa do Ministério da Saúde, que trata o racismo como fator de impacto psicossocial e psicossomático. "No decorrer do ano teremos outros temas, entre os quais, educação, cultura e turismo etnico-racial, além do mercado de trabalho e a juventude negra", adiantou.

Serviço

Roda de diálogo em comemoração ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Palestrante: Felipe Rios (UFPE)
Horário: 14h às 17h
Local: Museu da Abolição.
Endereço: Rua Benfica, 1150, Madalena