NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.03.17 - 14h19

Praia Sem Barreiras comemora quatro anos de inclusão e cidadania

img_alt

A edição especial deste sábado (25) comemorou os quatro anos do projeto com uma homenagem ao mês das mulheres (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Uma manhã de muita inclusão, lazer, cidadania e diversão. Foi assim mais uma edição do projeto Praia Sem Barreiras, que é realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo do Estado e a Uninassau. O prefeito Geraldo Julio prestigiou a edição especial deste sábado (25) do projeto que comemora quatro anos e que no dia de hoje foi dedicado ao mês das mulheres, prestando uma homenagem a cinco mulheres que se destacam por sua luta na inclusão da pessoa com deficiência.

“A inclusão que está sendo gerada aqui é de lazer e qualidade de vida. Temos a oportunidade de promover para essas pessoas momentos especiais e até o primeiro banho de mar, como muitas pessoas que estão aqui e nunca tiveram essa oportunidade. Se a maioria dos recifenses têm esse direito, é nosso dever promover este acesso a eles também. Agradeço imensamente a toda equipe que faz este trabalho com tanta dedicação, atenção e carinho”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O dia contou com várias atividades para as pessoas com deficiência e familiares que estavam presentes como acompanhantes. Na arena do projeto, localizada na praia de Boa viagem, na altura do posto 7, monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores, promoveram o banho de mar assistido, carro-chefe do projeto, que já beneficiou mais de 7 mil pessoas e uma série de atividades especiais para os presentes. A Secretaria Executiva de Esportes do Recife marcou presença no evento, promovendo diversas atividades adaptadas e inclusivas, como vôlei sentado, futebol, slackline, entre outras.

 

Para Silvana Gomes, mãe da jovem Karina, de 17 anos, com paralisia infantil, o projeto é mais do que especial. “Essa é uma oportunidade incrível de trazermos nossos familiares para um momento lúdico, de lazer, de distração, tirando eles do universo da doença, dos diversos médicos e da rotina que é realmente bastante desgastante. É bom não só para eles, que tem a oportunidade de estar em convivência com outras pessoas com deficiência, mas para os pais e familiares, que vivem esse momento de lazer com eles com o suporte de uma equipe especializada”, afirmou.

Ao som de uma orquestra de frevo, os presentes cantaram o parabéns para os quatro anos do projeto, seguido de corte de bolo e ainda uma homenagem a mulheres de destaque na militância pela igualdade de gênero e pelos direitos das pessoas com deficiência no Recife. Foram homenageadas: Ketyanne dos Santos, cantora, poetisa e pedagoga, que é cega e que trabalha como professora na Fundação Altino Ventura; Mosana Cavalcanti, turismóloga, que é paraplégica e se dedica a ministrar capacitações e qualificações para estabelecimentos receberem pessoas com deficiência; Nina Souza, secretária do Cerimonial da Prefeitura do Recife, que possui osteogênese imperfeita, condição conhecida como "ossos de vidro"; Polyana Dias, fundadora e presidente da AMAR- Aliança de Mães e Famílias Raras; e ainda Mariceide de Oliveira, paratleta na modalidade atletismo, segunda colocada no ranking Brasileiro de salto à distância.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, falou da importância da iniciativa. "É um projeto que promove a cidadania da pessoa com deficiência, oportunizando a eles vivências de lazer. Hoje é ainda mais especial porque homenageamos as mulheres que participam da luta pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência", disse a secretária.