Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.03.18 - 13h32

Parcão do Dona Lindu é nova opção de lazer para cães na Zona Sul

img_alt

Prefeitura do Recife atendeu pleito da comunidade e entregou neste domingo (25) equipamento de lazer voltado para os cães. Espaço tem 845 m² e é o quarto do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Após dois meses de trabalho, o Parcão do Parque Dona Lindu, na Zona Sul, virou realidade. Esperado e pleiteado pelos moradores da área, a inauguração aconteceu na manhã deste domingo (25) e foi bastante comemorada por ativistas e donos dos animais. O prefeito Geraldo Julio conferiu a entrega e ressaltou a importância do trabalho conjunto da Prefeitura do Recife com a população, que pediu a construção do parque. Este é o quarto Parcão do Recife e o espaço foi erguido em uma área de 845 m² e conta com vários equipamentos para os cachorros.

Para o prefeito, a entrega do espaço simboliza o olhar da gestão para valorizar os espaços públicos. “É uma transformação da nossa cidade. A gente sabe que mais da metade das famílias brasileiras tem um animal de estimação em casa e a cidade do Recife vem valorizando isso, seja com a construção do primeiro hospital veterinário público do Norte e Nordeste, seja com a mudança dos nossos parques com a implantação do Parcão”, afirmou.

A secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, grifou que a área foi pensada para atender a um pedido dos moradores do bairro. “A população fez um abaixo assinado, com mais de 30 mil assinaturas, e eles mesmos desenvolveram um projeto com a Prefeitura. A gente foi trabalhando os ajustes técnicos e, em dois meses, conseguimos realizar a obra e fazer essa entrega”, contou a gestora.

De 2016 até hoje, o Recife já recebeu outros espaços dedicados aos cães: um na Praça Souto Filho, mais conhecida como Praça dos Cachorros, no bairro da Jaqueira, outro no Parque Santana, em Santana, e no Centro Multiuso Santos Dumont, em Boa Viagem, instalado pelo Governo do Estado.

A psicopedagoga Nadir Barbosa de Lima mora há 31 anos na área e esperava pelo espaço destinado ao lazer dos animais. "Vim para prestigiar a inauguração e este momento tão esperado. Isso foi a melhor coisa que poderia acontecer, porque os animais precisam demais desses espaços", contou ela, que mora próximo ao Dona Lindu e acompanhou a construção do Parcão.

O Parcão Dona Lindu conta com cinco conjuntos de obstáculos, assentos, quebra de sol, equipamentos de agility, bebedouros para cães, lixeiras para coleta dos dejetos dos cães e bobinas de sacos plásticos para recolhimento dos dejetos. O espaço funcionará, diariamente, das 7h às 19h. Para fazer uso do espaço, é preciso apresentar carteira de vacina e vermifugação em dia e fazer o recolhimento e descarte correto de dejetos, manter o portão de entrada fechado e nunca deixar o animal sozinho. A prática do comércio de animais e a alimentação de pessoas ou cães, são proibidos no local. A manutenção do espaço ficará sob a responsabilidade da empresa Pet Dream, que adotou o parque.