Prefeitura do Recife promove a 4° Edição da Semana da Juventude
Com o tema, Jovens e os Desafios na Pandemia!, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife preparou uma série de palestras virtuais.
Para marcar o dia Dia Mundial da Juventude, comemorado dia 30 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife realiza a partir desta quinta-feira (25), a 4° Edição da Semana da Juventude. Com o tema, Jovens e os Desafios na Pandemia!, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife, preparou uma série de debates virtuais, sempre às 20h, que vão abordar temas como: Negritude e Saúde; Diversidade e Trabalho; Meio Ambiente e Educação e segue até o dia 30 de março. Como o momento pede para celebrar de casa, todo o evento ocorrerá na página do Juventude Participa Recife, no Instagram @juventudeparticipa_recife.
Abrindo a programação da Semana da Juventude, nesta quinta, às 20h, a Secretaria promove uma live com a participação do secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, e do vereador do Recife, membro da Comissão de Juventude e autor do Projeto de Lei que criou a Semana de Juventude do Recife, Rinaldo Junior. Os participantes vão conversar sobre Políticas Públicas de Juventude.
A partir de sexta (26), uma série de vídeos vai dar voz a jovens que fazem a diferença na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A primeira é Priscila Ferraz, estudante de Psicologia, pesquisadora em Relações Raciais e Mercado de Trabalho, que vai abordar o tema Negritude e Saúde. A estudante, que é mãe e Poeta Marginal, traz em seus textos temáticas sobre saúde mental, intolerância religiosa e vivências das pluralidades de mulheres negras periféricas.
No final de semana também tem programação garantida. No sábado, 27, a idealizadora e coordenadora do empreendedorismo sustentável GreenGirl, Juh Rodrigues, vai contar sua história como ativista ambiental desde os 15 anos. Estudante de biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ela é voluntária do GreenPeace Recife e Florescer da Casa Rosa e vai falar sobre Meio Ambiente. No domingo (28), é a vez de Júlio Lima, estudante de Biologia pela UFRPE, diretor estadual de Negros e Negros da União da Juventude Socialista- PE, vai falar sobre Educação.
No dia 29, Jarda Araújo vai conversar sobre Diversidade e Trabalho. Graduanda em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, articula-se politicamente, por meio de organizações formadas pelas juventudes em busca de novos horizontes, sobretudo para a população Trans e Travesti.