Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 25.03.23 - 17h49

Alto do Eucalipto recebe projeto da G10 Favelas em parceria com a Prefeitura do Recife

img_alt

Novo espaço de convivência na comunidade já conta com brinquedos, mirante, mesa, bancos e arte urbana. (Foto: Uenni/PCR)

 

A comunidade do Alto Eucalipto, no bairro Vasco da Gama, recebeu um novo espaço de convivência seguro e acessível para quem vive no entorno, principalmente as crianças. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), investiu cerca de R$ 23 mil em serviços de infraestrutura para receber o projeto da ONG G10 Favelas, que inclui quadra, parquinho, mobiliários urbanos, mirante e arte urbana.

“Por ser uma área de morro, investimos na infraestrutura necessária para que os moradores tivessem mais proteção, segurança e acessibilidade ao utilizar a nova área de convivência. Viabilizamos a construção de um acesso rampado de 18 metros de comprimento para facilitar a passagem das pessoas, que antes era feito por cima da barreira. Ainda recuperamos 180m² do piso da nova área de convivência e colocamos guarda-corpo em toda a extensão. Como o inverno está chegando também fizemos a manutenção da calha de drenagem e a limpeza da barreira”, conta a gerente geral de Intervenções Urbanas da Seiurb, Flaviana Gomes.

O espaço já conta com escorrego, gira-gira, escalada, cavalo de madeira, mobiliários urbanos e dois painéis de arte urbana, e futuramente ganhará uma quadra através do projeto do G10 Favelas, que captou recurso para a aquisição dos brinquedos e contratou mão de obra da comunidade. Para o projeto nascer, integrantes da ONG realizaram uma escuta e uma oficina de cocriação com as crianças, metodologia semelhante à que é utilizada no programa Mais Vida. “Foram as crianças que nos ajudaram a construir este espaço. Escutamos as crianças e depois elas desenharam o que gostariam que tivesse aqui. Elas também colocaram a ‘mão na massa’ e pintaram o muro de forma livre e lúdica com a orientação do artista Dent Artes”, explica Fausto Filho, coordenador do G10 Favelas Pernambuco.

A moradora Evelyn Raiany Farias, 29 anos, mãe de Raí Eduardo, 5 anos, vê a mudança do espaço com muita alegria. “É o sonho de muita gente que está sendo realizado. As crianças estão vendo que tudo o que elas desenharam está se tornando realidade. Antigamente o espaço não tinha nenhuma proteção, vivia sujo e o piso estava muito desgastado. Hoje me sinto mais segura de trazer meu filho mais novo pra cá”, comemorou.

 

ASSUNTOS: