Mutirão da Defesa Civil reforça proteção das áreas de morros no Recife
Cerca de 300 profissionais da Defesa Civil do Recife participaram, na manhã deste sábado (25), de um grande mutirão em cinco áreas de risco distribuídas por toda a cidade. O objetivo foi proteger as famílias que vivem nos morros, reforçando a preparação para o inverno e orientando a população sobre como agir para minimizar os perigos provocados pelas chuvas. A atividade fez parte da Ação Inverno 2023 e incluiu serviços como vistorias, ações porta a porta, colocação de lona plástica, roçagem e capinação.
As comunidades beneficiadas foram Córrego do Joaquim, Ibura de Baixo, Córrego da Camila (Dois Unidos), Mangabeira e Várzea. Moradora do Córrego do Joaquim, Emilly Carla Ferreira da Silva, 26 anos, diz que a colocação de lona nas proximidades de sua casa trouxe mais segurança para toda a família. “A barreira é grande e antes a gente tinha muito medo. Com a lona, a gente já fica um pouco mais tranquilo”, destaca.
Na Ação Inverno 2023, os mutirões acontecerão em dois dias por semana, entre eles um sábado, durante todo o período de chuvas. “Nossas equipes percorrem as áreas de risco, fazendo vistorias e monitoramento, conversando com os moradores e colocando lonas plásticas. Levar informação para a população é fundamental para que todos possam contribuir com nosso trabalho, que visa salvar vidas”, afirma a gerente-geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson.
AÇÃO INVERNO - Com a Ação Inverno 2023, a Prefeitura do Recife está investindo um total de R$ 291 milhões, o maior valor da história da cidade, num conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre as medidas planejadas estão ações de micro e macrodrenagem, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.
Nos casos de emergência, a Defesa Civil recomenda que os moradores liguem para o número 0800-081-3400. A ligação é gratuita e a central funciona 24h para atender as chamadas. Além disso, este ano, a Ação contará com novidades nos protocolos adotados em caso de alertas e na comunicação à população, utilizando a tecnologia a favor da segurança do recifense. Intervenções de infraestrutura também serão realizadas através do ProMorar.