Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Ação Inverno | 25.03.23 - 17h52

Programa Parceria garante mais segurança para moradores do Córrego José Idalino

img_alt

Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (25), obras nas ruas Jequiri e Martinho Campos, onde foram realizadas intervenção em rip rap, além de melhorias habitacionais e de infraestrutura.(Foto: Edson Holanda/PCR)
 
Na manhã deste sábado (25), a Prefeitura do Recife entrega mais uma obra do Programa Parceria, no qual a gestão municipal fornece material e orientação técnica e a população entra com a mão de obra. Nas ruas Jequiri e Martinho Campos, no Córrego José Idalino, bairro de Brejo da Guabiraba, foi realizada intervenção em rip rap em uma área de 54 m², garantindo mais segurança e qualidade de vida aos moradores. 
 
Participando da entrega, o Secretário Executivo de Defesa Civil, Coronel Cássio Sinomar explicou como funciona o programa. “Tudo nasce de uma vistoria para entender as necessidades das pessoas. Um engenheiro desenha o projeto, a gente faz todo o acompanhamento técnico, entregamos todos os materiais e o cidadão entra com a mão de obra, o que agiliza o serviço. É uma satisfação enorme para a gente e para o cidadão. E, o melhor de tudo, a obra é do cidadão. Ele sabe que o trabalho e o esforço dele estão ali. A gente vê esse sentimento de empoderamento. É um projeto premiado que oferece segurança e elimina riscos", afirmou.
 
A obra entregue neste sábado foi nas redondezas da casa de João Félix, que mora na região há 15 anos. Em maio de 2022, o local, hoje protegido, sofreu um deslizamento com as chuvas. João Félix, recorda do ocorrido e falou da alegria de ver sua obra concluída. "Estou me sentindo mais seguro agora. Era muito perigoso. elEm tempos de chuva a gente não dormia pela noite. As noites, agora, estão mais calmas.”
 
Os serviços do Parceria incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes). O programa foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que é considerada a premiação mais prestigiada de habitação sustentável do mundo. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação.
 
Desde 2021, o Parceria já entregou cerca de 1.600 obras em toda a cidade, beneficiando cerca de 4.200 famílias. A meta para este ano é finalizar mais 1.200. A iniciativa está inserida na Ação Inverno 2023, anunciada essa semana pela prefeitura do Recife.
 
RUA CIBELE - Ainda no Brejo da Guabiraba, a Prefeitura do Recife realizou outra obra de encosta, em um investimento de R$ 483 mil. Os serviços de contenção, estabilização e drenagem beneficiam diretamente 12 famílias que moram no local, com a construção de três muros de arrimo que totalizam 305 m² e tela argamassada de 135 m². A encosta também ganhou mureta de proteção de 65 m e passeio de 238 m².
 
Um dos beneficiados foi Rafael Viana da Silva, porteiro, morador da rua desde que nasceu, há 39 anos. “Todos os moradores da rua foram beneficiados, não só minha família. O sentimento é de grande felicidade. Minha mãe, uma pessoa idosa, não dormia, a todo instante checando como estava a barreira. Com essa encosta, o que a gente não dormia, hoje a gente pode dormir tranquilo”, disse Rafael.
 
AÇÃO INVERNO - Com a Ação Inverno 2023, a Prefeitura do Recife está investindo um total de R$ 291 milhões, o maior valor da história da cidade, num conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre as medidas planejadas estão ações de micro e macrodrenagem, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.
 
Nos casos de emergência, a Defesa Civil recomenda que os moradores liguem para o número 0800-081-3400. A ligação é gratuita e a central funciona 24h para atender as chamadas. Além disso, este ano, a Ação contará com novidades nos protocolos adotados em caso de alertas e na comunicação à população, utilizando a tecnologia a favor da segurança do recifense. Intervenções de infraestrutura também serão realizadas através do ProMorar.