Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 25.03.24 - 11h39

Recife sedia encontro sobre concessões e PPPs

O Infra Nordeste GRI 2024, que ocorreu nesta quinta-feira (21), reuniu diversas autoridades públicas e privadas para discutir projetos relacionados à segurança hídrica, infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos e energia

A Prefeitura do Recife participou, nesta quinta-feira (21), do Infra Nordeste GRI 2024, no Pina, um dos maiores encontros do país para os setores público e privado ligados a projetos por meio de Concessões e Parcerias Público-Privadas, em diversos setores. O prefeito do Recife, João Campos, participou do painel de abertura do evento, discutindo a importância do novo PAC e as parcerias entre o setor público e a iniciativa privada.

 

“Este é um encontro com os maiores operadores de concessões, modeladores e bancos financiadores. A gente apresentou a nossa carteira de projetos de concessões e a gente pode mostrar que o Recife é uma cidade que quer captar investimento privado, com segurança jurídica para esse investimento, porque isso gera emprego, renda e oportunidade de serviços públicos cada vez melhores”, afirmou João Campos.

 

O evento reúne concessionárias, investidores e empresas públicas e privadas para abordar perspectivas de investimentos e oportunidades, promovendo a integração dos diversos setores dos estados nordestinos. O encontro visa promover discussões estratégicas focadas nas iniciativas e projetos relacionados à segurança hídrica, infraestrutura social, portos, saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos, energia, dentre outros.

 

Felipe Matos, secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife também participou do evento, no painel "Concessões Municipais - Quais os eixos estratégicos para as cidades do Nordeste?". O gestor discutiu a experiência da cidade com projetos através de Concessões e Parcerias Público-Privadas, por meio do programa Recife Parcerias.

 

“Ficamos muito orgulhosos de receber o Infra Nordeste GRI 2024 aqui no Recife. É uma grande oportunidade de apresentar a cidade, as oportunidades, as medidas que a gestão já vem tomando e também a nossa carteira de projetos de parceria público privada e de concessões. Temos grandes expectativas de poder apresentar diversos projetos e, eventualmente, até levantar novas ideias para que a gente consiga entregar melhores serviços à população, onerando também os cofres públicos”, afirmou o secretário.

 

Com objetivo de viabilizar investimentos em equipamentos públicos de forma ágil, melhorar a prestação de serviços públicos para a população e, paralelamente, desonerar os cofres municipais, o Recife Parcerias tem como meta viabilizar R$ 4,8 bilhões em benefícios para o município para as próximas décadas.