NOTÍCIAS

| 25.04.11 - 15h21

Banda revelada na Terça Negra lança o 1º CD

Grupo Mazuca da Quixaba apresenta, nesta terça-feira (26), no Pátio de São Pedro, o disco intitulado “A pisada é essa”.

Originário do Pina, o grupo Mazuca da Quixaba lança, nesta terça-feira (26), no Pátio de São Pedro, o seu primeiro CD, intitulado “A pisada é essa”. O lançamento será justamente no projeto Terça Negra, onde seus componentes se apresentaram pela primeira vez em público, em maio de 2006.

Além do coco Mazuca Da Quixaba, a Terça Negra, que se inicia às 20h, terá ainda as participações do maracatu mirim Nação Porto Rico, também do bairro do Pina; do Afoxé Omunilê Ogum Já, do Ibura, e o grupo de rap Os Procurados, do Ipsep. Aberta ao público, a Terça Negra é promovida numa parceria da Prefeitura do Recife com o Movimento Negro Unificado.

O grupo revelado na Terça Negra é integrado por nove componentes e traz a proposta de resgatar fragmentos da historia oral dos velhos mestres da jurema e misturar ao som a pisada do coco de terreiro. Segundo o produtor cultural do MNU, Almir Gandhi, “nos seis anos de existência, o trabalho do grupo já conquistou as atenções do público e atraiu o interesse da mídia”.

Origem – Mazuca é uma tradicional dança folclórica, com rimas e batidas dos pés para acompanhar o ritmo, quase como uma manifestação dos pretos do gongo. Já a quixaba é uma planta medicinal muito usada nos terreiros de candomblé. Juntando esses elementos religiosos e profanos, o grupo idealizou um show para palco.

ASSUNTOS: