NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.11 - 15h31

Gerenciamento no serviço público é o foco de palestra da Escola de Gestão

Os participantes estão sendo orientados sobre como liderar de forma mais humanizada

Sensibilizar quanto à importância de gerenciar de forma participativa e humanizada para maior integração da equipe e conseqüente crescimento da organização. Esse é o objetivo do curso “O Gestor Público”, que começou nesta segunda-feira (25) e segue até a sexta-feira (29), na Escola de Gestão Pública, em Casa Amarela.

Ao longo do treinamento, que tem 20h/aulas, os 21 participantes discutirão diversos conteúdos, entre eles, o gestor no serviço público, o que é gerenciar, como lidar com uma equipe e como administrar os conflitos existentes entre servidores e administração. “O grande diferencial deste curso é que buscamos mostrar para os gestores a necessidade de agir de forma humanitária e saber se inserir como membro da equipe. Afinal, o clima dentro do ambiente do trabalho, fundamental para o sucesso dos resultados, vai depender da atuação dele”, disse a instrutora Ana Coimbra Falcão, que é psicóloga e servidora da PCR.

Para Patrícia Cabral, servidora da Secretaria de Saúde, que é responsável pela Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário IV, a humanização é o grande atrativo do curso. Acredito que manter uma boa relação com o outro é uma excelente maneira de passar maturidade e comprometimento dos integrantes da equipe. E, nesse aspecto, sinto dificuldade e necessidade de melhorar”, observou.

GEAP - Também nesta segunda-feira (25), começou o curso Eficácia na Comunicação Interpessoal. Coordenada por Bernadete Pereira, e ministrada por Elaine Rossiter, a capacitação, que é voltada para Auxiliares de Apreensão e Fiscais e Supervisores de Apreensão, está sendo realizada na Gerência de Apreensão da Diretoria de Controle Urbano (GEAP- Dircon). As aulas seguem até a sexta-feira (6), e serão ministradas para duas turmas, pois, por atuarem em escala de plantão, os servidores participam em dias alternados.

Nos encontros, os alunos estão abordando os temas: conceito e objetivo da comunicação; A comunicação transpessoal, interpessoal e grupal; Como se comunicar de forma humanizada; Tipo e métodos de comunicação; Barreiras que criamos na comunicação; Como facilitar a comunicação para que se torne eficaz.