Concerto de Leitura movimenta Escola Municipal no Pina
Por Suzan Vitorino
A 5ª edição do Concerto de Leitura, realizado pela Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, teve início hoje, na sede da unidade educacional, no Bairro do Pina. Cerca de 750 estudantes participarão, até sexta-feira (27), de palestras com escritores pernambucanos e oficinas literárias, com o objetivo de formar leitores e escritores-mirins. Escritores de literatura infanto-juvenil como Paulo Caldas, Gisélia Curvêlo e Edvaldo Arlégo estarão presentes nos três dias de evento que acontecerá, também, na sede da Academia Pernambucana de Letras, no Bairro das Graças.
Hoje, os escritores Paulo Moura e Edvaldo Arlégo visitaram a escola. Membro da União Brasileira de Escritores (UBE), Arlégo já escreveu mais de 50 obras sobre o Recife, entre elas O Recife dos meus sonhos e Recife, um álbum de família. “É fundamental que as crianças tenham contato com a leitura. “O escritor é uma figura abstrata, é muito importante que as crianças conheçam o criador da obra”, enfatiza.
A pequena Rayssa Vieira, 10 anos, estuda no 4º ano na escola e atualmente está lendo Uma história para se encantar, do escritor Francisco Alexsandro da Silva. Ela já sabe quais as perguntas que vai fazer para o autor. “Vou perguntar como ele fez o livro e também por que, no final, o menino vira peixe e a menina volta a ser flor”, fala Rayssa.
Ainda na manhã de hoje, houve apresentação de Canto Coral com estudantes de várias turmas e um recital de poesias com as alunas Eliza Alves, do 4º ano, e Talita Messias, do 6º. A coordenadora da unidade educacional, Verônica Taveira, é uma das idealizadoras do concerto. “Eles ficam muito interessados com o contato direto com os escritores; sentem-se valorizados. Isso mostra a eles que é possível ser um escritor”, aprova a coordenadora.
À tarde, haverá o lançamento de dois livros produzidos pelos estudantes da Oswaldo Lima Filho – Alguns cultivos: entre a arte da música e da botânica, que conta a visita e apresentação realizada pela banda da Sociedade Musical Padre Ibiapina, de Taquaritinga do Norte, em agosto de 2011; e Livro dos espelhos e outros mistérios, um livro de contos, realizado com o apoio da Editora Paes.